O drama espanhol

A Espanha vive mais uma novela política. O primeiro-ministro conservador Mariano Rajoy renunciou ao cargo para formar um governo de coalizão com a mediação do Rei Filipe VI. Mas os boatos que um novo conselho de ministros poderá ser formado pelos partidos de esquerda como PSOE e Podemos é questão de horas mesmo com a divergência sobre a independência da Catalunha.

Estamos diante de uma indecisão onde os partidos como o conservador PP e o socialista PSOE querem evitar uma nova eleição para terem uma posição de liderança para formar um novo governo em um parlamento fragmentado que teria de ser aprovado por um moção de confiança na Câmara das Cortes assim que for anunciado pelo Rei Filipe VI após as negociações serem encerradas em Madri.

O papel de negociador de um monarca espanhol é uma novidade diante de um parlamento onde nenhum partido tem a maioria absoluta para governar sozinho. Filipe VI terá uma árdua tarefa de convencer os líderes partidários como Rajoy, o socialista Pedro Sanchez e o esquerdista Pablo Iglesias a negociarem a formação de um governo que possa sobreviver a moção de confiança para evitar a convocação de novas eleições.

Não se sabe a posição do centrismo representado pelo Ciudadanos. O partido tem 40 assentos na Câmara das Cortes e defendia a formação de uma grande coalizão entre conservadores e socialistas para isolar as posições radicais de Pablo Iglesias e o Podemos como a realização de um referendo sobre a independência da Catalunha tão rejeitada por PP e PSOE.

O trabalho de Filipe VI será longo para o jovem monarca. Seu pai, o rei Juan Carlos teve uma sensata habilidade política para levar a Espanha para a democracia lidando com conservadores e socialistas durante quase 40 anos. Filipe VI terá que criar uma relação cordial com os líderes partidários para ter a missão de criar um senso de estabilidade neste drama espanhol.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s