Alexander Litvinenko

Em dezembro de 2006, o mundo se perguntava como um ex-espião russo foi capaz de sobreviver três semanas após ingerir o veneno radioativo Polônio quando se encontrou com colegas russos. Essa é a história de Alexander Litvinenko que impressionou o planeta pela forma longa e dolorosa de sua morte. Mas hoje, o Reino Unido divulgou um relatório de uma comissão independente sobre o caso.

Litvinenko vivia em um exílio em Londres junto com a sua mulher Marina e era um inimigo declarado do presidente russo Vladimir Putin. Mas tal morte gerou uma crise diplomática entre Moscou e Londres. As tentativas frustradas de cooperação entre a Scotland Yard e a polícia russa não evitaram a fuga do principal suspeito do caso. O agente secreto Andrei Lugovoi.

As conclusões do inquérito independente mostram que Putin foi a pessoa que possivelmente autorizou tal assassinato além de mostrar o rastro de Polônio que percorreu toda Londres incluindo lugares como o Emirates Stadium. Isso criou novos problemas para Moscou, que nega qualquer envolvimento na trama. Além de intensificar a crise diplomática entre Reino Unido e Rússia.

A secretária do interior britânica Theresa May classificou como um inaceitável brecha das leis internacionais. Mas o ministério russo de relações exteriores negou as acusações afirmando que nenhum crime vai prejudicar as relações bilaterais entre os dois países. O primeiro-ministro britânico David Cameron disse que terá algum tipo de relação diplomática com Moscou como na questão síria, mas com olhos abertos e com um coração muito frio.

O caso Litvinenko mostra como são frágeis as estruturas internacionais para se investigar crimes envolvendo figuras importantes de outros países. A falta de cooperação entre as nações pode criar empecilhos para a paz. A solução exige o fortalecimento das instituições e organismos transnacionais. Esse é um longo caminho que precisa ser percorrido para evitar uma agonia como passou Alexander Litvinenko.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s