Porque nos parece distante?

Hoje, o mundo noticiou mais um ataque terrorista no Paquistão onde 19 pessoas foram mortas dentro de uma universidade no norte do país. Semana passada, atiradores agiram em lugares tão distantes como Jacarta (Indonésia) e Istambul (Turquia) a mando do grupo radical Daesh sendo que tais locais onde a população é de maioria muçulmana. A pergunta que fica: Porque nos parece distante?

Isso me lembra a frase do cantor Morrissey em que pediu que os brasileiros não saíssem do país por causa dos atentados terroristas. O mundo ficou mais inseguro. Mas a população brasileira não é informada sobre os eventos no planeta. Não temos uma rede de correspondentes pela mídia tupiniquim no continente asiático e outros lugares do planeta para contar tais histórias.

Isso é um claro sinal de nossa pequenez. Invés de vermos uma discussão tola sobre a contratação de Kim Kataguiri como novo colunista da Folha de S. Paulo. Não vejo uma alma que esteja disposta a propor um investimento maciço na formação de novos correspondentes e contratar pessoas que já viveram ou trabalharão na função em países como Israel ou Turquia por exemplo.

Se os recursos das empresas de mídia fossem investidos de forma correta e atrair um novo público para ler um jornal e uma revista teria que ser focado na formação de jornalistas e na contratação de colunistas que analisam um assunto e não fazem um propaganda de suas ideias para ser um guru das massas incultas por ser um porta-voz de uma agenda que não leva a lugar nenhum.

A pergunta-título deste post vai continuar enquanto não tivermos uma analíse da situação política do Paquistão ou uma reportagem sobre as atitudes prudentes do presidente indonésio Joko Widodo. Vamos ter um longo caminho para que a nossa imprensa faça um bom serviço de informar o leitor sobre este mundo tão inquieto que nos faz parecer tão distante dos fatos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s