A crise dos canais de noticias

Em 1981, o conceito de canal de notícias foi posto em prática com a criação da CNN por Ted Turner para abastecer o nascente mercado americano de TV fechada. Mas passados 35 anos. Fica-se claro que este modelo de televisão não pode ser praticado por emissoras públicas como a britânica BBC e a qatari Al Jazeera diante dos altos custos de manutenção e produção de conteúdo.

No Reino Unido, está se discutindo o debate do fim do BBC News Channel e que seus jornalistas possam trabalhar no site da BBC e em aplicativos em celulares. A emissora britânica está passando por um preço de corte de gastos além do processo de renovação do Royal Charter que regula as atividades da mesma que vai ser analisada pelo parlamento britânico durante esse ano.

No caso da Al Jazeera, a emissora qatari luta com todas as suas forças para entrar no mercado americano desde do lançamento do serviço em inglês no ano de 2006. A monarquia decidiu comprar uma operadora de TV por assinatura e criar o Al Jazeera America como uma forma de fortalecer a sua posição diante de concorrentes como CNN e Fox News.

Os custos dos canais de noticia mostram muito caros por causa de manter uma ampla rede de correspondentes e jornalistas para produzir conteúdos 24 horas por dia e 7 dias por semana. Enquanto a BBC News pode ser fechada por custar caro. O governo britânico decidiu repassar mais recursos para a BBC World News e o serviço de rádio BBC World Service.

O debate sobre os canais de notícia vai exigir uma ampla discussão sobre como as pessoas vão consumir conteúdos noticiosos através de computadores e celulares. A sobrevivência dos mesmos vai depender em como se resolver a questão dos custos de produção junto com a manutenção de tais serviços. Assim teremos informação de boa qualidade a qualquer hora do dia.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s