O efeito Bernie

Na madrugada de hoje, a NBC realizou o último debate entre os pré-candidatos democratas antes do caucus de Iowa. Martin O’Malley, Bernie Sanders e Hillary Clinton protagonizaram um encontro onde a discussão sobre os problemas dos Estados Unidos mais sensata do que foi feito pelos debates republicanos durante toda a campanha eleitoral. Mas ficou claro que Hillary tem uma ameaça chamada Bernie.

Bernie Sanders continua a conquistar o eleitorado jovem e independente ao defender propostas classificadas como socialistas como a expansão do sistema de saúde dos Estados Unidos feito pelo presidente Barack Obama conhecida como Obamacare. Hillary defendeu o affordable act que está em tramitação no congresso. Mas o projeto que extende a cobertura do Obamacare enfrenta a rejeição dos republicanos que detém o controle tanto no senado quanto na câmara dos representantes.

Nos debates democratas são discutidos a questão racial mais do que a economia em um encontro entre os republicanos. Sanders consegue avançar nesse assunto afirmando ser um democrata socialista além de dizer que pertence a mesma geração do líder negro e pastor Martin Luther King. Mesmo assim, ele ainda sofre resistências dentro do movimento dos direitos civis.

A discussão em torno disso fez que Martin O’Malley defende seu legado como prefeito de Baltimore e governador de Maryland, onde não se tinha uma violência contra jovens negros que ele ocupava tais cargos. O’Malley conseguiu se destacar durante o debate ao pedir discussões sérias sobre os Estados Unidos e criticar a campanha republicana por se ater apenas ao terrorismo e a imigração ilegal.

Hillary está na liderança nas pesquisas. Mas Bernie pode lhe criar uma desagradável surpresa ao vencer no caucus de Iowa. Isto pode reverter o seu favoritismo para ser nomeada como candidata democrata a Casa Branca. Não sabemos como seria o desempenho de Sanders como candidato oficial do partido para enfrentar Donald Trump. Este é o efeito Bernie onde o estabilishment é desafiado por um senhor de cabelos brancos com ideias socialistas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s