O comandante-em-chefe

Na madrugada de hoje, o canal Fox Business realizou o primeiro debate do ano entre os pré-candidatos republicanos. No undercard, estava Mike Huckabee, Rick Santorum e Carly Fiorina. No primetime, os presentes eram Donald Trump, Ben Carson, Ted Cruz, Chris Christie, Jeb Bush, Marco Rubio e John Kasich. Mas uma palavra foi citada repetidamente: The commander-in-chief (o comandante em chefe).

Os republicanos estão obcecados em conquistar a presidência dos Estados Unidos em meio a luta interna entre os anti-políticos e o status quo conservador. Isso era evidente entre a briga de Donald Trump e Ted Cruz pelo fato do senador texano ter nascido no Canadá mesmo sendo filho de mãe americana e pai cubano e pelo fato de gerar questionamentos na Suprema Corte por tal motivo.

No undercard, os valores cristãos foram discutidos por Santorum e Huckabee. Ambos venceram em Iowa nas primarias de 2012 e 2008 e o termo commander-in-chief foi citado por ambos para criticar a política externa do presidente Barack Obama pelo fato de Washington negociar com Teerã sobre o programa nuclear iraniano ao longo do mandato presidencial do democrata.

No primetime, a volta do termo commander-in-chief era carregado de simbolismo. Mas ficava claro que os candidatos não tinha propostas para questões como o deficit fiscal e a recuperação da economia com a nítida exceção de John Kasich. Jeb Bush defendeu o fortalecimento das forças armadas como um dos pilares de seu programa de governo enquanto Chris Christie trocou farpas com Marco Rubio sobre o legado de Obama.

Ambos os debates tiveram a nítida ausência de Rand Paul que boicotou o undercard pelo fato do senador do Kentucky não aceitar os critérios usados para convidar os pré-candidatos. Este foi o último debate antes do caucus de Iowa (onde os militantes republicanos se reúnem para escolher o candidato ideal para a corrida para a Casa Branca). Agora, vamos ouvir o termo commander-in-chief a exaustão.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s