As voltas com as redes sociais

No último ano, eu tomei a decisão de expandir os domínios do grupo Escritor Andarilho (sou dono de uma rede de blogs). Para isso, tive que fazer mais contas de email para ajudar os novos perfis no twitter. Isso me permitiu uma profunda reflexão sobre as nossas vidas diante das redes sociais e novas tecnologias. Mas como vamos lidar no futuro com tantos amigos virtuais e nossos trabalhos na net?

Ontem, a corte de direitos humanos da União Europeia decidiu que é legal ver sua conta pessoal de email no seu local de trabalho. Isso seria impensável há muitos anos atrás. Outra nota dizia que várias empresas estão monitorando o histórico de navegação de pessoas do mundo todo para lhe oferecer produtos e serviços em formas de spams e anúncios.

Estamos diante do admirável mundo novo onde a privacidade é um artigo de luxo e muitos negócios tem que caçar clientes para vender seus produtos. Ou no meu caso, criar uma grande estrutura em emails e redes sociais para distribuir conteúdo para os meus amigos que gostam de serem informados por este que vos fala. O big data se tornou um grande big brother capitalista.

Todos querem saber os hábitos de consumo de uma população. Mas precisamos entender como funciona a mente humana. Sempre vamos ter os profetas da apocalipse tecnológica nos dizendo que crackers, terroristas e pedófilos vão dominar o mundo se o estado não tiver leis que permitam a espionagem no mundo digital afim de evitar tragédias e outros desastres humanos.

Mas sempre volto a questão das redes sociais. Eu vivo em um mundo onde tudo seria perfeito se não fosse está humanidade imperfeita que tenta  te padronizar e você é apenas um simples dado da imensidão do big data. Existe alguma solução para isso e como a as pessoas poderiam ser mais humanas. Simples, desliga o seu computador e vai viver a sua vida no planeta terra.

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s