A reforma de Corbyn

Hoje, o partido trabalhista iniciou a reforma ministerial de seu shadow cabinet. O líder da oposição Jeremy Corbyn pretende ter um gabinete leal as suas ideias e vontades. A demissão do porta-voz de cultura Mark Dugham criou uma fissura por ele externar suas opiniões ácidas contra a liderança de Corbyn.

O partido Trabalhista está rachado entre o status quo centrista e a militância radical. Corbyn foi eleito com o apoio dos sindicalistas e dos votos dos militantes do partido. Mas precisa-se fazer um pacto com a elite centrista representada por correntes que apoiam as ideias do New Labour de Tony Blair e Gordon Brown.

Dugham foi o primeiro a pedir as contas. Mas teme-se que a reforma ministerial atinja quem pensa diferente de Corbyn nas políticas de defesa e relações exteriores. O porta-voz para relações exteriores Hilary Benn foi um ardoroso defensor da operação militar na Síria enquanto sua colega de gabinete Maria Eagle apoia a atualização do sistema de ogivas nucleares Trident.

Muitos analistas afirmam que Corbyn está pagando o preço de ser um rebelde dentro do partido trabalhista nos tempos de Brown e Blair. Mas sua proposta de estabelecer uma democracia interna no partido criou problemas inesperados como a divisão do gabinete em um questão tão importante como a Síria.

Nos próximos dias, teremos uma longa batalha para ver quais são as mudanças no novo shadow cabinet de Jeremy Corbyn. O temor de que represálias em especial a Hilary Benn e Maria Eagle podem amenizadas ou agravadas no decorrer das reformas que podem tanto enfraquecer quanto fortalecer Corbyn.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s