Annus horribilis?

Em 1992, a Rainha britânica Elizabeth II disse que 1992 foi um annus horribilis por causa do divórcio entre o Príncipe Charles e a Princesa Diana além do incêndio do castelo de Windsor na Escócia. Passados 23 anos, muitas pessoas acreditam que 2015 foi um ano horrível diante de tantas decepções e tragédias.

Mas respondo que este ano foi importante para o ser humano por sair do comodismo e enfrentar os problemas como a economia, terrorismo, crises humanitárias e afins. Temos que ser honestos que a humanidade saiu da inércia apavorante e decidiu ir as ruas para ser ouvida diante da inação das autoridades.

Nós não nos calamos diante da corrupção ou do terrorismo mesmo tendo notícias desalentadoras e perspectivas nebulosas. O desejo de querer mudar um panorama tão desfavorável fez que um ano de trevas fosse capaz de reacender a luz para iluminar ao longo de um caminho perigoso do destino.

A humanidade está determinada em tentar mudar o jogo. Mas isto não está escrito em colunas de astrologia ou em sites que prometem simpatias por um ano melhor diante de nossa insegurança das promessas não cumpridas ao longo de 12 meses que se encerram amanhã. Queremos viver melhor mesmo diante de tantos perigos.

2015 não será esquecido como um annus horribilis como foi 1939. Mas pode ser lembrado como uma data em que os valores e princípios estão sendo eternizados como uma forma de preservar a humanidade e suas ideias. Afinal, teremos um longo 2016 onde temos que fazer tudo para não ser os doze meses perdidos.

PS: Eu volto a publicar no dia 2 de janeiro. Feliz ano novo.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s