Rabin e o radicalismo israelense

Há vinte anos atrás, Israel perdia o primeiro-ministro Yithzak Rabin. Ele foi assassinado por um extremista durante um comício. Mas passado todo este tempo. As coisas não mudaram no panorama israelense em que a população está cética em torno de um acordo de paz com os palestinos e diante de ascensão de um radicalismo problemático.

O extremismo tanto dos israelenses quanto dos palestinos tem levado ambos setores de tais populações aceitarem atos de barbárie inconsequente afim de justificar atos que prejudicam a questão da paz entre os povos. Isso não é combatido seja por Israel seja pela autoridade palestina.

A grande questão seria como será dividido o território para por em prática a resolução da ONU que determina a criação do estado palestino mesmo com tantas imposições feitas por Israel devido aos problemas de segurança interna que vive o país. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu não consegue resolver a demanda doméstica.

Rabin conseguiu um acordo com os palestinos mesmo tendo a fama de cético e não tinha o carisma de Shimon Perez. Entre os prisioneiros palestinos, ele era chamado de quebra-ossos. Mesmo assim, ele foi morto pela luta interna que acontece em Israel e alimenta o terrorismo do Hamas no lado palestino.

Temos que ser realistas. Israel quer um acordo de paz que preserva a sua segurança enquanto os palestinos querem ter um território que possa assentar a população de refugiados que vivem na Jordânia e Síria. Mas o radicalismo de ambos os lados impede que um tratado como foi feito em 1993 possa ser posto em prática como Rabin desejava antes de morrer.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s