O fim de Iron Lady

Na história britânica, a ascensão e queda de um primeiro-ministro acontece nos bastidores de um partido. Assim aconteceu em 20 de novembro de 1990. A cena da então primeira-ministra Margaret Thatcher abatida após a longa luta interna entre os conservadores sobre a sua sucessão era intensa.

A queda de Thatcher começou em novembro de 1990, quando rejeitou uma proposta de integração europeia aprovada por seu vice-premiê Geofrey Howe. Ele se sentiu desautorizado e fez um discurso na Câmara dos comuns onde pediu a renúncia de Thatcher dizendo que um time de cricket precisava trocar o seu capitão.

Howe era um aliado de primeira hora de Thatcher. Mas presentia que a primeira-ministra estava muito isolada após a proposta do imposto Pool Tax ser amplamente rejeitada tanto pela opinião pública quanto pela população. Isso abriu caminho para um desafeto de Thatcher pedir um leadership ballot: o ex-secretário de defesa Michael Heseltine.

Heseltine decidiu disputar a liderança do partido conservador. A votação para escolha de um novo líder tory aconteceu com a ausência de Thatcher, que estava em Paris. Tal erro lhe custou um partido dividido além de lhe enfraquecer. Então, após um resultado apertado e conversando com o seu ministros. Thatcher decidiu renunciar dada a falta de apoio entre os membros de seu governo.

Mas a disputa pela liderança dos conservadores foi travada entre Heseltine junto com dois aliados de Thatcher. O secretário de relações exteriores Douglas Hurd e o chancellor of exchequer John Major. Após uma votação apertada com vitória de Major. Heseltine e Hurd abandonam a disputa dando o cargo de premiê para Major. Assim, Thatcher pode deixar o Nº 10 da Downing Street com a sensação de dever cumprido e chorando dentro de um Jaguar preto. Assim, foi a queda da dama de ferro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s