Coalizão a espanhola

Hoje, a Espanha acordou quem seria seu primeiro-ministro. Mas ficou claro que os espanhóis estão cansados do bipartidarismo do conservador Partido Popular ou do socialista PSOE. Tanto que votaram no esquerdista Podemos e no liberal Ciudadanos. Agora, teremos uma longa semana de negociações para formar um governo de coalizão.

Este é um desafio para o rei Filipe VI. Ele terá que negociar com os partidos para a formação de uma coalizão. Mas está claro que os conservadores não tem força para formar um governo de união nacional mesmo sendo o partido com mais assentos no parlamento com 123 cadeiras seguidos por 91 do PSOE, 69 do Podemos e 40 do Ciudadanos.

O primeiro-ministro conservador Mariano Rajoy pediu para que o monarca autorizasse o seu pedido para formar um novo governo. Mas fica claro que a coalizão terá de ser de três partidos. Os socialistas podem formar um gabinete com representantes do Podemos e Ciudadanos. Essa composição teria que sobreviver a um voto de confiança tão logo o acordo seja oficializado.

O líder do PSOE, Pedro Sanchez teve que pedir desculpas pelo fraco desempenho do partido nas urnas. Mas fica claro que pode ser um futuro primeiro-ministro porque pode formar uma coalizão junto com o Podemos e Ciudadanos. Isso fortaleceria a esquerda espanhola como forma de contraponto aos anos de austeridade econômica da Era Rajoy.

Mas agora tanto o líder do Podemos, Pablo Iglesias quanto o seu colega de Ciudadanos, Albert Rivera pode exigir compromissos de Rajoy ou Sanchez para fazer parte do futuro governo. A condução das negociações que será feita por Filipe VI será importante para o futuro de uma coalizão a espanhola.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s