Os republicanos e a segurança nacional

Entre a noite de ontem e a madrugada de hoje, a CNN realizou a rodada de debates entre os pré-candidatos republicanos a presidência dos Estados Unidos. Este seria o último debate do ano e o foco foi a segurança nacional. Mas vimos uma hesitação por partes de tais postulantes na forma de como combater o terrorismo do Daesh (estado islâmico).

Se no undercard. George Pataki, Lindsey Graham, Rick Santorum e Mike Huckabee discutiam quantos soldados serão necessários para enviar ao Oriente Médio. Ficou claro que tais postulantes defendem um combate militar ao Daesh com uso de tropas. Mas isso remete a fracassada guerra ao terror do ex-presidente George W. Bush.

No Primetime, os candidatos discutiam a questão da segurança interna em questões de vigilância virtual além da questão da imigração. Donald Trump reviu sua questão de banir a entrada de muçulmanos nos Estados Unidos. Ele criticado por Jeb Bush por não ser uma pessoa preparada para ser presidente.

Os senadores Ted Cruz e Marco Rubio defendiam um controle forte sobre a imigração. Isso soa irônico vindo de tais candidatos de origem latina. A população de descendentes de latinos foi um fator decisivo para a eleição de Barack Obama nas campanhas presidenciais de 2008 e 2012 com uma clara vantagem em relação aos candidatos republicanos como John  McCain e Mitt Romney.

Os demais candidatos ficaram em silêncio como Ben Carson, Chris Christie, Carly Fiorina, Rand Paul e John Kasich. Eles não tinham ideias claras de como conter o terrorismo e perdiam espaço para as posições controversas e duras de Trump ou Cruz. Agora, o caucus em Iowa no dia 1º de fevereiro vai definir o futuro dos republicanos para a corrida a Casa Branca em novembro de 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s