Uma aliança improvável

Na semana passada, o mundo fica impressionado com a liderança do partido de extrema-direita Front National nas eleições regionais francesas. Eis que o segundo turno realizado neste domingo teve uma grande virada em favor para os conservadores e socialistas que evitou uma vitória do FN.

A aliança entre os socialistas junto com o partido de centro-direita Les Republicaines é algo improvável como me disse o meu amigo professor da Faap. Mas não podemos duvidar de nada em se tratando da união entre a esquerda e a direita para evitar uma surpreendente vitória da extrema-direita.

Isso é uma prévia das eleições presidenciais de 2017. Os Les Republicaines vivem uma luta interna entre o ex-presidente e atual secretário-geral Nicolas Sarkozy  e o prefeito de Bordeaux e ex-ministro de relações exteriores Allain Juppé tentam conquistar o eleitorado nas prévias do partido sem data definida para acontecer.

No caso do partido socialista, o presidente François Hollande ainda vive com a sua crise de popularidade devido a crise econômica. Mas pode ser considerado um bom estadista nas questões de defesa e política externa que foram importantes nas últimas semanas como os atentados de 13 de novembro e o acordo final que resultou no tratado de Paris sobre o meio ambiente.

Mas fica a dúvida sobre o Front National, que pode lançar a candidatura de Marine Le Pen em 2017. Ela enfrentou o próprio pai e fundador do FN Jean-Marie Le Pen para fortelecer o partido e lhe retirar a pecha de antissemita, mesmo defendendo políticas anti-Europa e anti-imigração. Isso pode unir os socialistas e os conservadores novamente em 2017.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s