Kim Young-sam

A história política asiática é pouco explorada aqui no Brasil. Mas a Coreia do Sul ficou de luto pela morte do ex-presidente Kim Young-sam. Kim foi um presidente em um tempo turbulento no país que saia de uma ditadura militar e estava as voltas com sua insegurança sobre as liberdades e a democracia.

Desde da revolta estudantil de 1987 junto com a pressão internacional por democracia em 1988 por causa dos jogos olímpicos que seriam realizados na capital Seul. Kim era um ferrenho opositor ao regime militar. Tanto que lhe rendeu duas prisões domiciliares em 1980 e 1983 por apenas exigir as liberdades individuais.

Quando foi eleito presidente em 1993. Kim tinha o desafio de acalmar tanto uma população ansiosa por liberdades quanto os militares descontentes com o seu novo papel em um regime democrático. Isso fez que dois generais Chun Doo-hwan e Roh Tae-woo tentassem um golpe que foi contido para o bem do país. Ambos foram perdoados por Kim no fim de seu mandato.

Kim tinha outro grande desafio pela frente; a Coreia do Norte do então ditador Kim Il-sung. A ameaça de uma guerra na península coreana após a decisão do país comunista de se retirar do tratado de não-proliferação de armas nucleares e iniciar a produção de plutônio para ogivas nucleares era assustador. Kim foi firme em defender as negociações mediadas por Jimmy Carter para evitar um bombardeio na região.

Mas o fim de seu mandato foi melancólico. A crise econômica nos países asiáticos solapou a economia sul-coreana. Kim teve que negociar um empréstimo de 58 bilhões de dólares junto ao FMI. Mas os sul-coreanos estão agradecidos por ter um líder sensato e que preservou a democracia como Kim Young-sam.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s