Os vomitadores de opinião

Uma democracia sensata exige uma convivência entre diferentes opiniões defendidas por pessoas e seus princípios. Mas cá é o Brasil onde personalidades processam jornalistas por nada e algum puxa-saco faz um texto onde defende as mesmas por sua personalidade espontânea (é um método para evitar uma visita a uma tribunal).

Mas como construir um ambiente de liberdade onde os políticos são criticados por leis absurdas e as celebridades não tem cérebro para opinar sobre o destino desta pobre nação. Isso é nefasto para uma jovem democracia como Brasil cujo o povo não tem senso crítico sobre o que está acontecendo no país.

O que adianta um tweet de um humorista engajado ou uma greve de postagem no Instagram feita por uma celebridade contra a presidente Dilma ou o presidente da câmara dos deputados Eduardo Cunha se não temos um debate sensato e sério sobre política e vivemos um espírito de um fla-flu ideológico que não nos tira do atoleiro da crise econômica em que nos metemos?

O Brasil não tem um senso crítico. O máximo que temos é um bando de pessoas que julgam ter opiniões contundentes e um público que as ouça como uma maneira de se identificar com o nada. Este post é um soco no estômago do nobre leitor deste humilde blog. Mas é uma triste realidade que vivemos.

Se queremos mudar essa realidade começa investimentos em educação e além de criar uma cultura onde o cidadão tem consciência de seus direitos e deveres perante a sociedade onde vive. Não se faz isso com uma pregação revolucionária de um artista politizado que leu Brecht. Isto se faz quando o seu leitor quer uma luz no fim do túnel chamada argumento. É assim que combatemos os vomitadores de opinião.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s