A vitória de Macri

Há poucos minutos, a Argentina viu mais um capítulo de sua história. O ex-prefeito de Buenos Aires, Mauricio Macri foi eleito presidente do país com 53% dos votos contra 47% de seu rival peronista Daniel Scioli. Mas o que significa a volta do anti-peronismo personificado em um líder que se apresentou como aquele que irá mudar a Argentina.

Macri já lidou com as emoções do povo tanto como presidente do Boca Juniors quanto prefeito de Buenos Aires. Ele sempre desejou ser presidente, mas tinha que esperar o tempo certo. Assim formou uma coalizão entre o conservador PRO e o radicalismo representado pela União Cívica Radical (UCR) para derrotar o peronismo.

Mas sempre existe uma maldição onde um presidente não-peronista não consegue terminar o mandato como aconteceu com os radicalistas Héctor Campora e Fernando De La Rua; que sucumbiram ao cenário de crise econômica e uma pressão entre os militares e os peronistas desde da volta de Perón em 1973 até a hiperinflação de Raúl Alfonsin em 1989.

Macri já prometeu abrir a economia argentina no mercado internacional e acabar o controle cambial imposto pelo governo da presidente Cristina Kirchner. Uma prova disso é que ele pretende visitar Brasília nos próximos dias para tratar da proposta de acordo de livre-comércio entre Mercosul e União Europeia além das tarifas aduaneiras sobre o comércio de carros entre ambos os países.

Um temor sobre Macri é que ele tenha uma relação complicada com a Venezuela dada a sua postura de defender os direitos humanos. Os venezuelanos vão as urnas em dezembro para a escolha de um novo parlamento. Mas até lá, os argentinos podem ter começado mais um efeito-dominó na geopolítica sul-americana com a vitória de Mauricio Macri.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s