França e Rússia

Na segunda guerra mundial. A Alemanha nazista tomou uma decisão precipitada de invadir a União Soviética afim de assustar o Reino Unido que resistia corajosamente aos bombardeios alemães em Londres. Passado-se 70 anos, uma nova aliança surge no horizonte para enfrentar o terrorismo do grupo Estado Islâmico: França e Rússia.

A decisão tomada pelo presidente francês François Hollande junto com o seu colega russo Vladimir Putin mostra-se acertada em um momento conturbado que vivemos. Mas como fica questões importantes como as sanções econômicas e militares aos russos impostos aos franceses junto com a União Europeia diante da guerra civil na Ucrânia?

Russos e franceses estão unidos após seus conterrâneos serem mortos em atentados feito pelo Estado Islâmico após a intervenção militar por ambos os países na Síria. Hollande quer unificar os esforços militares tanto dos Estados Unidos quanto da Rússia como uma forma de retaliação aos atentados de 13 de novembro.

O presidente francês ira fazer uma visita aos Estados Unidos e Rússia para tentar uma unificação de tais esforços sob a liderança da França. Hollande ainda terá um longo trabalho pela frente na sua luta contra o terror. Tanto que o primeiro-ministro britânico David Cameron anunciou que o Reino Unido vai se engajar na coalizão francesa na Síria.

Ainda não se sabe qual atitude a França irá tomar. Uma eventual resolução francesa para o conselho de segurança da ONU precisa ser aprovada sem ter algum veto russo. Mas em um momento em que ambos os países sofrem ameaças de novos ataques pelo Estado Islâmico. Fica claro que a aliança franco-russa será necessária neste momento.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s