Mariana

Uma tragédia ambiental só se tem a dimensão exata quando sentimos a consequências na vida das pessoas. Isso está ocorrendo na cidade mineira de Mariana. Onde uma barragem de lama tóxica não suportou o peso de tal conteúdo e inundou o município destruindo bairros e casas. Além de prejudicar o abastecimento de água que é feito no Rio Doce.

Minha amiga Úrsula e outros conhecidos virtuais que moram na região estão denunciando o descaso da mídia em cobrir tal tragédia. A mobilização feitas nas redes sociais tem ajudado a esclarecer os fatos por trás de tal desastre ambiental. Mas precisa de um engajamento maior sobre os fatos de Mariana.

Muitos deles ficaram revoltados com a comoção que vários internautas incluindo este que vos posta por causa dos atentados de 13 novembro na França. Tanto que fiz uma foto de perfil no meu facebook usando a bandeira da Minas Gerais com o filtro das cores da Bles Blanc Rouge (símbolo da França).

Não se deve pedir engajamento com críticas a uma atitude individual de solidariedade a pessoas vítimas de tragédias do destino. Mas não podemos esquecer da Mariana porque temos que exigir uma ampla reforma nos códigos ambientais e a regulamentação da lei do setor mineral que ainda está em discussão no congresso.

Isso me  faz lembrar da música do Midnight Oil, Blue Sky Mine, em que contava a história dos mineradores da mina de amianto da cidade de Winternoon. Um engajamento sério para que a justiça seja feita para que os cidadãos de Mariana possam se recuperar sem uma patrulha virtual, mas sim com a plena participação do povo e de sua consciência a favor de todos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s