Günter Schabowski

As vezes, a história produz personagens que serão esquecidos por não acrescentar a humanidade. Mas para quem foi o mensageiro de um momento histórico. Ontem, Günter Schabowski morreu aos 86 anos. Poucos sabem, Schabowski foi o porta-voz do partido comunista alemão-oriental que cujo o anúncio precipitado foi capaz de mudar os rumos dos alemães-orientais sobre o fim do Muro de Berlim onde o mundo viu umas das cenas mais belas da história humana.

Ele apenas iria anunciar na mudança das leis de livre-circulação de pessoas. Mas quando perguntado sobre a validade das mesmas. Ele olhou nos papeis e disse: imediatamente. A sensação que a cortina de concreto iria desaparecer diante dos olhos de uma nação cansada do autoritarismo e seu desejo de se unificar com a Alemanha Ocidental era presente nos protestos de Dresden e Leipzig e foram ouvidos tardiamente pelo Partido Comunista.

Günter foi fundamental para a queda de um muro. Mas símbolo de um momento onde o autoritarismo estava desnorteado diante da crise dos refugiados na Hungria e o desmantelamento da cortina do ferro como se fosse a queda de um castelo de cartas. Enquanto o politburo comunista discutia a possibilidade de eleições livres e gerais. A população foi aos pontos da fronteira entre Berlim Ocidental e Berlim Oriental para ver um mundo diferente do imaginado na propaganda comunista.

Schabowski não poderia imaginar que a sua fala confusa foi capaz de mudar o rumo da história. Mas com a reunificação alemã. Günter foi julgado por seus crimes nos tempos da ditadura comunista. Tanto que foi condenado a três anos de prisão em 1997. Isso não impediu de fazer reflexões sobre o país inexistente sem o seu comunismo como guardião da alma do homem novo tão imaginadas por ideólogos comunistas e seus sonhos utópicos.

Hoje, a Alemanha reunificada se pergunta como um simples porta-voz foi capaz de mudar os rumos da história com a sua fala confusa. Não existe resposta para um ato que mudou as vidas de uma população desencantada.  Estes momentos da história com H maiúsculo acontece diante de nossos olhos como uma lembrança de que a humanidade pode tomar a consciência sobre seu papel no mundo em apenas palavras desencontradas ditas por Günter Schabowski.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s