A Polônia de Jaroslaw Kaczynski

A história é feita de capítulos que serão escritos por personalidades que lideram uma sociedade, um país e uma nação. Mas quando uma votação é considerada histórica por seu ineditismo. Temos que prestar atenção sobre quais fatores justificam o usar o termo histórico. Isso aconteceu hoje na Polônia, onde o partido conservador Lei e Justiça venceu as eleições gerais tendo a maioria absoluta no parlamento e elegendo Beata Szydlo como primeira-ministra.

Podemos creditar esse feito ao ex-primeiro ministro Jaroslaw Kaczynski. Apesar de enfrentar um drama pessoal como a perda de seu irmão gêmeo e presidente Lech em um acidente aéreo na Rússia em 2010. Ele reconstruiu seu partido ao fazer oposição ao centrismo do Plataforma Cívica, da ex-primeira minista Eva Kopacz e do atual presidente do conselho europeu e ex-premiê Donald Tusk, que defendem uma postura pró-Europa.

Mas o conservadorismo polonês pode refletir nas relações com a União Europeia e pode ajudar na proposta britânica de reformar a entidade que não tem aliados no continente europeu. O euroceticismo é uma das bases do partido. Quando foi primeiro-ministro entre 2006 a 2007, Jaroslaw usava um tom nacionalista contra alemães e russos por causa do projeto de um gasoduto que passaria pelo território polonês.

Beata Szydlo é uma desconhecida do público polonês. Tanto que se tem o temor que Jaroslaw possa assumir o cargo passado o período pós-eleitoral. Mas sua biografia como filha de um mineiro é uma inspiração para uma população que viveu pessoas de origem simples liderar o país como o sindicalista Lech Walesa. Ela prometeu reformas em legislações sociais como o aborto e corte de impostos para favorecer a igreja católica.

Um partido conservador como o Lei e Justiça tem apoio da população rural por defender um moralismo ligado ao catolicismo, que é um simbolo de patriotismo diante da Alemanha luterana e da Rússia ortodoxa. Jaroslaw conseguiu o feito do Lei e Justiça poder governar sozinho no parlamento sem nenhum agremiação de esquerda sendo representada por não superar a clausula de barreira desde de redemocratização em 1989. Essa é a polônia de Jaroslaw Kaczynski

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s