Justin Trudeau

A madrugada de hoje, o Canadá conheceu o seu novo primeiro-ministro. O Partido Liberal conseguiu 184 dos 338 assentos da câmara dos comuns em uma vitória histórica. O líder liberal Justin Trudeau é o novo premiê derrotou o conservador Stephen Harper. O mais impressionante na corrida eleitoral canadense é que o Partido Liberal estava em terceiro lugar nas pesquisas e fez uma virada histórica como nunca nates vista na história do país.

Justin em seu discurso da vitória; prometeu um programa de gastos para aquecer a economia além de tirar o Canadá da coalizão americana que combate o Estado Islâmico. Os canadenses votaram em Trudeau por personificar um Canadá multicultural, liberal e aberto a imigração como foi feito pelo seu pai, Pierre Trudeau em seu longo governo entre 1968 a 1984. O legado de Trudeau é preservado até hoje pela população.

O novo primeiro-ministro já afirmou em discurso que vai defender o direito a aborto para as mulheres e vai lutar contra as mudanças climáticas, algo impensável sobre o comando de Stephen Harper. Se a austeridade tão propalada pelo ex-premiê conservador foi o principal fator para a sua derrota. Harper vai permanecer no parlamento após o seu longo mandato de nove anos como chefe de governo e romper com as tradições canadenses cultivadas por Pierre Trudeau.

Mesmo com propostas ousadas como a legalização da maconha. Justin não vai escapar das críticas ao adotar um plano de gastos e investimentos em infraestrutura que pode prejudicar a economia local. Harper teve o mérito de reduzir os impostos para toda a sociedade, mas a economia não se recuperava da crise de 2008 e as receitas da produção de petróleo caiam de forma drástica com o excesso de oferta no mercado internacional.

Justin Trudeau pode não ter a experiência de Harper. Mas não sabemos se ele fará um bom governo diante do desafio de aquecer a economia local. Justin manteve o foco de sua campanha no legado de seu pai ao criticar a política para os refugiados de guerra adotada por Harper ou as críticas sobre a recessão econômica tanto por liberais quanto por conservadores feita pelo esquerdista Tom Mulcair. Agora, os canadenses vão ter um novo gabinete que terá a responsabilidade de preservar o legado de Pierre Trudeau com o seu filho Justin como primeiro-ministro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s