A história canadense

Hoje, os canadenses estão indo as urnas para a escolha de um novo parlamento. A disputa entre o primeiro-ministro conservador Stephen Harper junto com o líder líberal Justin Trudeau e o chefe do partido de esquerda NDP, Tom Mulcair. O país pode ter a eleição de Harper para um quarto mandato como premiê ou eleger Trudeau para o cargo desde da eleição dos conservadores em 2006. Mas quem está preparado para o trabalho?

Justin Trudeau é filho do pai do Canadá moderno, Pierre Trudeau. Pierre conseguiu equilibrar os sentimentos de uma sociedade dividida entre os anglófonos (descendentes dos britânicos) e dos francofonos (principalmente os canadenses de descendência francesa na província de Quebec). Isso permitiu que uma visão favorável a imigração prosperasse e assim permitir a ascensão de um Canadá multicultural e pluralista. Mas é criticado pela sua falta de experiência e por ser jovem demais ao cargo (ele tem 43 anos de idade)

Stephen Harper é um primeiro-ministro conservador que iniciou uma ruptura com o Canadá imaginado por Trudeau com suas reformas econômicas. Invés de adotar uma política externa multilateral. Ele tirou o país do protocolo de Kyotto após confirmar que o Canadá não tinha como controlar o nível de emissão de gases poluentes estabelecido pelo tratado. Ao mesmo tempo, a economia sofre com uma recessão e com a queda do preço do petróleo.

Tom Mulcair é uma estrela ascedente na esquerda canadense. No único debate televisivo da campanha, ele criticou tanto Trudeau quanto Harper por colocar o país na recessão. O papel do NDP será decisivo no novo parlamento caso Justin ou Stephen não conseguem ter maiora absoluta para governar sozinhos. O NDP está inspirado no resultado de 2011 onde conseguiram formar a segunda maior bancada do parlamento.

O grande desafio canadense é criar um futuro para o país. Harper conseguiu feitos como ser um dos mediadores do reatamento das relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba além de conseguir o acordo de livre comércio do Trans-Pacífico. Trudeau aposta no velho Canadá de seu pai para ter apoio dos imigrantes e Mulcair posa como uma terceira via entre os conservadores e liberais. O resultado só será conhecido nessa madrugada.

PS: Amanhã, o Homo Causticus irá postar sua análise das eleições no Canadá.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s