Alistair e Peston

Como sempre faço desde 2011, eu assisto a BBC via internet. Mas não fiquei surpreso com o anúncio que o editor de economia da emissora de rádio e tv pública Robert Peston foi contratado pela concorrente privada ITV para ser o editor-chefe de política e apresentar um programa dominical sobre tal assunto. As tais mudanças foram repercutidas nos jornais britânicos. Isso fez que um amigo de twitter, Alistair Stewart fosse para apresentar o jornal do horário do almoço da ITV.

Ontem, vários followers de Stewart foram agradecer pelos anos de serviços prestados ao bom jornalismo. Eu não assisto a ITV, mas agradeço o serviço de Alistair por atender aqueles que o acompanham no twitter com uma educação nunca antes vista por mim que é bem diferente das celebridades brasileiras que mal saibam usar uma rede social e não aguentam as críticas de uma população culta o sofisticada como no Brasil virtual.

A negociação em torno da ida de Peston a ITV mobilizou a imprensa britânica. Tanto que o programa de mídia da BBC Radio Four, The Media Show, dedicou um espaço do tempo para discutir tal decisão pessoal de Peston. Com a sua saída, a BBC vai ter que procurar um novo editor de economia para conduzir a cobertura da emissora pelos os próximos anos como o Autumn Statement e analisar a privatização dos bancos RBS e Lloyds.

Já para a ITV, Peston pode fortalecer a cobertura política tanto como editor de política quanto como apresentador de programa dominical do tema. Está área é ocupada pela BBC com o The Andrew Marr Show e o Sunday Politics, que fazem uma ampla cobertura dos fatos políticos do Reino Unido. Isso pode criar uma concorrência salutar na disputa por entrevistas exclusivas com os políticos conservadores e trabalhistas.

Ver tv no Reino Unido permite ter mais opções. Uma das reclamações de jornalistas e telespectadores é a cobertura tendenciosa da BBC. Tanto que isso criou problemas para a emissora em suas negociações para a renovação da Royal Charter que a criou em 1932. Mas experimentar uma mudança de panorama com a cobertura dos fatos em que o público tem a sua inteligência respeitada é um prazer imenso de ganhar conhecimento e aprender muito com isso tanto com Alistair quanto com Peston

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s