A sociedade dos podres

Nos últimos cinco anos que acompanho o Reino Unido. Nunca presenciei uma situação como foi exposta pelo programa Panorama (BBC One) e seu documentário sobre as falhas nas investigações sobre uma rede de pedófilos cujo os membros eram políticos e pessoas da alta sociedade. Isso impediu que uma verdade fosse descoberta diante a demagogia da imprensa, policiais e ativistas que desejavam em ver uma vingança contra aqueles que lhe causaram traumas.

Desde da revelação do caso Jimmy Savile em 2012 pelo programa Exposure (ITV) onde a própria BBC foi acusada de acobertar uma investigação feita pelo Newsnight (BBC Two) por temer uma má repercussão em 2011 (ano da morte de Savile), que seria homenageado em um tributo de natal da emissora pública britânica. O Reino Unido viu um período onde a caça de celebridades que abusaram sexualmente de menores nos anos 1960 e 1970 era uma questão de honra ás vítimas.

Com a operação Newtree feita pela Scotland Yard e os julgamentos na justiça expôs que casos que dependem de provas como relatos e confissões podem tanto inocentar quanto condenar alguém. A revelação feita pelo Panorama é como as investigações tem que ser conduzidas sem ter a pressão de políticos e de jornalistas que querem fazer manchetes para os jornais sensacionalistas como forma de expor os podres de uma sociedade doente.

As vítimas de tais casos precisam ser atendidas e não exploradas por políticos, policiais e jornalistas para obter manchetes onde figuras da alta roda sejam questionadas por sua vida depravada ao abusar tais pessoas inocentes de suas perversões sexuais. O desejo de investigar uma história que pode render prêmios e homenagens por desmascarar uma face podre de uma sociedade tem que ser mantido, mas com o princípio de que tudo seja feito de forma correta para evitar processos judiciais e que a justiça seja feita de forma séria e eficaz.

O que deve ser julgado não é os pedófilos que estão mortos, mas sim como as instituições falharam em sua missão de proteger a sociedade. As vítimas querem falar a verdade e não serem influenciadas por falsas promessas de políticos, ativistas e policiais que podem punir aqueles que lhe causaram traumas eternos. O Panorama de hoje nos ensinou que a sociedade tem que enfrentar os problemas que estão escondidos no porão social, mas de maneira correta e sem demagogias.

Deixe um comentário