Snowden: Herói ou Traidor.

Hoje, o Panorama (BBC One) exibiu uma entrevista com Edward Snowden como parte de uma reportagem sobre a relação entre espionagem e as leis. O jornalista Peter Taylor perguntou se Snowden considerava-se um traidor. Ele disse que não. O analista de inteligência americano vazou milhares de documentos secretos sobre a vigilância virtual praticada por agências de inteligência como a americana NSA e a britânica GCHQ em 2013.

Mas passado dois anos do ocorrido. Snowden se apresenta como um ser que desafio o sistema ao expor suas entranhas mesmo que isso lhe custasse a sua carreira. Desde que revelou os documentos ao jornalista Glenn Greenwald e a documentarista Laura Poitras no ano de 2013. O americano vive em seu exílio na Rússia para não enfrentar um julgamento na justiça americana pelo crime de revelar arquivos secretos do governo.

Em suas raras entrevistas dadas desde do exílio em Moscou. Snowden sempre defendeu o seu ato afirmando que os governos estavam espionando os cidadãos. Isso criou uma ampla campanha sobre a investigação dos programas de espionagem em vários países como França e Alemanha ou no caso brasileiro cuja a NSA espionou a presidente Dilma Rousseff e seu colega mexicano Enrique Peña Nieto por temer a ameaça contra os interesses americanos.

Mas o Panorama expôs os problemas de governos em evitar ameaças sem usar o monitoramento de sites e redes sociais. Foi usado como exemplo a morte do fuzileiro britânico Lee Rigby por terroristas em 2014. O questionamento feito pelo ex-secretário de defesa britânico Malcolm Rifkind afirmando que a vida de Rigby seria salva caso os programas de espionagem funcionassem sem o vazamento dos documentos secretos de Snowden.

O dilema entre a vigilância das eventuais ameaças e ao mesmo tempo, respeitar a privacidade dos cidadãos que usam a internet expõe uma discussão que está sendo feita no congresso americano e no parlamento britânico onde novas leis propõe limites no uso de programas de espionagem e da atuação das agências de segurança. Mesmo assim, a pergunta que fica se Snowden é um herói ou um traidor vai ficar sem resposta por tempo indeterminado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s