Quanto custa salvar o mundo?

Todos os países-membros da ONU anunciaram seus planos para conter as mudanças climáticas para a conferência do clima de Paris em dezembro. Enquanto o Brasil anuncia que vai adotar mais de 45% de fontes de fornecimento renovável. A Índia afirma que vai precisar de 2.5 trilhões de dólares para investimento na mudança de sua matriz energética até 2030. Mas o que precisamos para salvar o planeta de uma catástrofe natural.

Vários países pedem ajuda, mas a conta é muito alta para conter as mudanças climáticas. Mesmo com os dois maiores países poluidores do mundo, China e Estados Unidos, anunciaram que irão reduzir a emissão de poluentes aos níveis de 2005. Isso permite que uma ampla negociação seja feita com ofertas tanto de redução quanto pedidos de ajuda para atingir os objetivos propostos pela ONU para evitar uma fúria climática.

Mas os ambientalistas sérios estão engajados com um mundo verde e sustentável. As empresas estão investindo em novas tecnologias como as montadoras com carros híbridos e elétricos. Mesmo com o escândalo da fraude dos testes de emissões de gases ocorridos em carros com motor a diesel da Volkswagen. Este novo rumo exige que o consumidor compre a idéia de desistir de um beberrão movido a gasolina para andar em um carro elétrico.

Mas vamos ter uma longa discussão sobre o como está revolução ecológica irá afetar as nossas vidas. Não vai ser com ciclovias ou deixar o carro na garagem que fará uma conscientização sobre as mudanças climáticas. Passado dez anos do documentário-propaganda Verdade Inconveniente, de Al Gore e dos relatórios catastróficos produzidos pelo IPCC (órgão da ONU que estuda os efeitos da poluição sobre o clima) em 2007.

A pergunta que fica como fecha tal conta. Isso vai exigir um investimento pesado em novas tecnologias que seja baratas e eficazes para países em desenvolvimento com as Filipinas. Se o pedido indiano de 2.5 trilhões de dólares para financiar as mudanças da matriz energética vai exigir uma queda de braço entre desenvolvidos e emergentes que querem uma solução para um problema que pode ser herdado por futuras gerações deste planeta tão complicado com a Terra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s