Pensar fora da caixa

Quando temos que lidar com as pessoas que lhe fazem perguntas como se queriam uma resposta para seus dilemas intelectuais. Não sei se sou um exemplo de pessoa que questiona meio mundo por uma simples vaidade intelectual. Eu sou um observador que escreve sobre seu ambiente com as dúvidas que permeiam a humanidade. Mas percebo que as pessoas pouco pensam fora de sua caixa. A busca de conhecimento é nula para elas.

Percebo isso quando um conhecido dispara perguntas como se fosse uma metralhadora giratória para o seu afã de ter conhecimento. Eu não o entendo. As vezes, sou áspero ao lidar com uma besta que tem muitas questões para poucas respostas. O conhecimento humano precisa ser lidado com a imaginação do que uma estrutura mecânica como um processador ou um supercomputador capaz de salvar a humanidade com um simples click.

Temos que lembrar que um supercomputador da IBM chamado Deep Blue derrotou o enxadrista Garry Kasparov em 1996. Mas será que temos seres humanos que ficam pensando dentro de uma caixa invés de buscar a solução fora de tal redoma de papelão. É como se fosse aquela manchete do final do século 19 onde dizia que o carro daria fim aos cavalos desembestados que eram usados como forma de transportar as pessoas.

Minha sensação de desalento diante da estupidez intelectualizada me faz perguntar como estamos formando profissionais que querem respostas, mas não sabe quais processos utilizar para encontrar as soluções dos mesmos. Isso me lembra a decisão do Japão de acabar com o ensino de ciências sociais em suas universidades. Mas vão me dizer que sou favorável a criação de seres humanos que só pensam em trabalho.

A geração atual de intelectuais se baseiam muito em estudos e não procuram criar novos horizontes para aprofundar seu próprio conhecimento sobre o assunto. Isso impede a evolução humana por não produzir algo novo e capaz de dar um sentido para os questionamentos feitos pelas futuras gerações que ainda quer saber como solucionar os problemas contemporâneos. Então, vamos pensar fora de uma caixa para o bem da humanidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s