A história alemã: A cortina de ferro

O cenário de desintegração da Alemanha Oriental era evidente. O beijo dado pelo líder soviético Leonid Brejnev em Erick Honecker durante o aniversário de 30 anos de fundação do país mostrava que o comunismo estaria em franca decadência. Com a ascensão de Ronald Reagan e Margaret Thatcher como líderes dos Estados Unidos e do Reino Unido seria decisiva para a queda dos regimes comunistas na cortina de ferro.

Mas na Alemanha Ocidental, a saída de Helmut Schmidt para a ascensão de Helmut Kohl permitiria que o país fortalecesse seus laços com a Europa Ocidental. Kohl estava preparando uma nova relação com a França comandada pelo presidente François Mittiterrand. Ao celebrar os 70 anos da batalha de Verdin. França e Alemanha Ocidental criariam uma nova relação para consolidar o projeto da comunidade europeia em franca expansão.

Mas com a morte de líderes soviéticos de inspiração stalinista como Andrei Andropov e Constantin Tchernenko. O politburo do partido comunista soviético escolheu Mikhail Gorbachev como novo líder do país. Gorbachev tinha em mente reformas econômicas e políticas para fortalecer a União Soviética. Isso implicaria em várias mudanças na Europa Oriental controlada pela União Soviética e os partidos comunistas locais.

A criação de um sindicato independente na Polônia em 1980 chamado Solidariedade expôs os problemas da Cortina de Ferro. Diante de um desafio de atender as mudanças pedidas por sociedades que estavam cansadas por anos de autoritarismo. Os pedidos de Gorbachev por adoção de políticas liberais na economia e uma abertura política enfraqueceria os apparatchiks do partido comunista em tais países do leste europeu.

Com o desmantelamento da cortina de ferro iniciou-se um período de mudanças em tais países com a queda do comunismo na Polônia e na Hungria. Isso estimulou a fuga de alemães-orientais que desejavam emigrar para a Alemanha Ocidental passando pela fronteira do país com a Áustria. Isso criou uma crise imigratória sem precedentes que deixariam perdidos o politburo do partido comunista e o desejo de reunificação estava próximo da realidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s