O meu trabalho

Estou na blogosfera há quase 7 anos. Mas sempre sinto que as pessoas tem uma dificuldade de compreender um bom texto. Anteriormente, contei o caso de um senhor que me confidenciou que tinha problemas para ler os artigos produzidos tanto pelos jornais cultos quanto pelas publicações de segunda linha. Mas percebo que ainda não estamos avançando para conquistar com um estilo próprio de escrita para termos um dialogo.

Temos que voltar no tempo. Os jornais e revistas eram a principal fonte de informação. Tanto que os textos tinham que ser bem escrito para descrever os fatos. Não tínhamos a internet e o principal meio de se obter notícias do estrangeiro era por meio de telégrafos e telex. Isso criava uma dificuldade para os jornalistas que sempre tinham que enviar seus artigos antes do fechamento da pauta mesmo com um evento ocorrendo ao vivo.

Com uma estupenda revolução tecnológica. Nós sabemos dos fatos do mundo na mesma hora em que ocorrem por tweets e posts do facebook. Isso criou uma concorrência para os correspondentes e jornalistas que trabalham com geopolítica. Este que vos posta cita o fato do blog de geopolítica do grupo Escritor Andarilho (que é dono deste diário virtual), A Poltrona e o Planeta, onde os acontecimentos são relatados com humor e opinião em minutos.

Este trabalho lhe cria situações interessantes como apurar os fatos com várias fontes de informação para montar um quebra cabeça para compreender o momento atual. Mas como se faz isso diante de uma era de overdose de informação? É como respirar fundo para oxigenar o cérebro para poder pensar melhor sobre as notícias e suas implicações em um futuro próximo. Isso exige uma mentalidade de um curioso e de detetive ao mesmo tempo.

O trabalho de informar exige uma maior compreensão e além de pessoas preparadas para montar um quebra-cabeças. Temos que fazer este serviço como se fosse contar uma história para uma pessoa interessada em conversar com vossa senhoria. Tem vezes que a mesma está interessada enquanto em outras oportunidades, o ser humano fica perdido com tanta informação em sua mente. O meu trabalho é esclarecer isso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s