O escândalo Volkswagen

Nos anos 1970, os Estados Unidos impuseram um severo controle de emissão de gases para os automóveis. Os carros tinha que atender a exigência da lei Muskie. A primeira montadora a passar no teste foi a Honda com o modelo Civic. Passados 40 anos, a Volkswagen convocou um recall de 500.000 veículos após o departamento de transportes dos Estados Unidos descobrir uma fraude em modelos movidos a diesel cujo um software manipulava tanto as emissões de poluentes quanto o consumo de combustível.

Os modelos de carro movido a diesel são comuns na América do Norte e na Europa por consumir menos e recente por ter um controle para emitir poluentes. A notícia foi um choque na Alemanha, onde a chanceler Angela Merkel exigiu uma investigação transparente sobre o caso Volkswagen tanto pelo fato de uma das acionistas é o governo do estado da Baviera quanto pode custar a imagem da Alemanha no cenário internacional.

Nos últimos meses, a Volkswagen tem sido palco de uma luta entre o clã Porsche representado pelo ex-presidente do conselho da companhia Ferdinand Piech e o CEO da empresa, Mark Winterkorn. Mesmo com a renúncia de Ferdinand do conselho. A montadora alemã sofreu um revés na justiça por encerrar um acordo de forma nada amigável com a concorrente japonesa Suzuki onde oferecia troca de know-how em motores por acesso ao mercado indiano de carros.

A Volkswagen é a segunda maior montadora do mundo incluindo marcas populares como Skoda e Seat com brands de setores esportivos e de luxo como Porsche, Audi, Bentley, Lamborghini e Bugatti. Além de ter conquistados mercados importantes como Estados Unidos e China com carros de boa qualidade que exige uma manutenção que não lhe é custosa além de um preço competitivo para atrair consumidores que desejam comprar um carro.

Se as investigações abertas pelo departamento de transportes dos Estados Unidos e da comissão europeia podem incluir outras montadoras que usaram tal artíficio. A própria Volkswagen já reservou mais de 6.5 bilhões de euros para pagar as futuras multas que serão feitas por tais órgãos. Especula-se que o valor da indenização por chegar as 18 bilhões de dólares. Pelo jeito, teremos uma longa novela sobre o caso Volkswagen.

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