A história alemã: A divisão

Quando um país perde uma guerra. Os vencedores pedem que o perdedor aceite suas condições. Isso foi feita com a Alemanha ao fim da segunda guerra mundial. Com a Conferência de Postdam feita pelo presidente americano Harry Truman, o primeiro-ministro britânico Winston Chruchill e o ditador soviético Josef Stalin. Eles decidiram que tinham que desmilitarizar a Alemanha e dividir o país em zonas controladas por americanos, britânicos, franceses e soviéticos.

Isso criou vários problemas para os alemães. Em 1948, Stalin deu a ordem de fechar a fronteira entre a zona soviética e as zonas dos países ocidentais. Isso criou uma crise de abastecimento em Berlim em que os Estados Unidos e seus aliados França e Reino Unido criaram uma ponte aérea para fornecer suprimentos mesmo com o bloqueio imposto pelos soviéticos por via terrestre e assim ajudar os berlinenses.

Mas com o começo da Guerra Fria entre americanos e soviéticos. Em 1949 fez o surgimento de duas nações alemãs. A Alemanha Ocidental, capitalista e fundada com a união das zonas americanas, britânicas e francesas e a Alemanha Oriental, comunista a partir da zona soviética. A divisão também acontecia em Berlim. A capital alemã foi dividida entre os aliados, mas duas cidades foram criadas na Guerra Fria. Berlim Oriental e Berlim Ocidental.

As duas Alemanhas foram concebidas como vitrine para a guerra ideológica que estava por vir. Enquanto a Alemanha Ocidental apostava no capitalismo e nas reformas de mercado para atrair os investimentos previstos pelo Plano Marshall (programa de financiamento de projetos de reconstrução de países europeus feito pelo Estados Unidos e comandados pelo então secretário de Estado americano George Marshall em 1948) e a Alemanha Oriental dependia da ajuda da União Soviética.

Esse foi um começo de reconstrução difícil de ser feito. Os alemães dependiam de seu próprio esforço como uma maneira de recomeçar as suas vidas depois de anos de guerras perdidas. A desconfiança da ascensão de ideologias tirânicas como o nazismo criou a sensação de que uma Alemanha dividida seria a melhor solução em tempos de um conflito aberto entre americanos e soviéticos cuja a união seria uma longa luta por 40 anos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s