Um acordo histórico

Hoje, Sérvia e Kosovo assinam um acordo diplomático que normaliza as relações entre tais nações. Ambos os países integravam a antiga Iugoslávia. Mas uma guerra civil entre as etnias albanesa e sérvia criou um do mais sangrentos conflitos do fim do século 20. Tal façanha foi mediada pelo comissária de relações exteriores da União Europeia, Federica Mogherini. Isso pode ajudar no ingresso de Sérvia e Kosovo na UE em um futuro próximo.

Esse acordo é histórico por reconhecer os direitos e deveres entre os governos de tais países. Kosovo vai preservar os kosovares de origem sérvia enquanto a Sérvia reconhece a independência da nação de origem albanesa. Isso é um avanço nunca antes visto na península do Balcãs. Isso vai permitir um salto na região que viveu os traumas de conflitos étnicos onde a morte era apenas um mero detalhe em uma batalha de sangue e ódio.

Mas com a independência de Kosovo feita em 2008 e a prisão de autoridades sérvias responsáveis por massacres de kosovares e albaneses de origem islâmica durante a guerra civil de 1990 a 1995. Isso criou uma estabilidade política e o reconhecimento que a paz é conquistada por passos concretos e não por promessas que não são cumpridas. Ambos os países demonstram que estão preparados para dar um próximo passo.

Mas a aceitação de Sérvia e Kosovo na União Europeia terá um longo caminho pela frente. Outros países da antiga Iugoslávia como Croácia e Eslovênia (que são membros da UE) precisam aprovar a entrada da Sérvia sem contar a resistência da Bósnia-Herzegovina que ainda sente as consequências do longo conflito com os sérvios. O primeiro-ministro sérvio Aleksandar Vucic teve que sair as pressas de uma cerimônia dos 20 anos do massacre Srebrenica em julho passado.

O longo caminho da paz entre sérvios e kosovares ainda vai passar por muitos obstáculos. Mas a assinatura deste acordo de normalização de relações diplomáticas é um passo importante para a integração dos dois países na União Europeia. Isso seria um feito muito importante para a manutenção do ordem nos Balcãs após mais duas décadas de desconfiança. Mas hoje pode celebrar um avanço em meio a compreensão de ambos os povos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s