A culpa de Washington DC

O primeiro debate entre os candidatos do Partido Republicano dessa noite já terminou. Mas a grande questão feita é se os 7 pré-candidatos Rick Perry, Rick Santorum, Carly Fiorina, Lindsey Graham, Bobby Jindal, Jim Gilmore e George Pataki é se eles serão capazes de enfrentar a máquina midiática de Donald Trump, que vai participar do segundo encontro as 22 horas (horário de Brasília). Tais postulantes mostraram suas habilidades durante o evento mesmo sem a presença de Trump em Cleveland, Ohio.

Todos os candidatos culparam a administração democrata do presidente Barack Obama e a Suprema Corte por validar as propostas polêmicas como o casamento gay e o Obamacare (a reforma no sistema de saúde que custou a perda da maioria democrata no congresso americano para os Republicanos em 2010). Rick Perry reforçou que irá resolver o problema da imigração ilegal fortalecendo as fronteiras americanas principalmente a do estado Texas (onde Perry foi governador entre 2000 a 2012) com o méxico.

Bobby Jindal criticou o socialismo do Partido Democrata onde as pessoas dependem mais do estado enquanto Rick Santorum reforçou as suas convicções religiosas ao criticar o julgamento na Suprema Corte da Planned Parenthood, que vai permitir o aborto em casos de famílias que fazem planejamento familiar e financiar ONGs que apoiam o mesmo (tal medida foi assinada por Obama por um decreto tão logo assumiu o mandato em 2009). Ele disse que vai propor uma lei contra isso.

Carly Fiorina focou na questão da política externa prometendo combater os ataques cibernéticos feitos por Rússia e China contra os Estados Unidos. Lindsey Graham afirmou que vai enviar as tropas americanas para combater contra o grupo terrorista Estado Islâmico em países como o Iraque. Jim Gilmore e George Pataki defenderam suas gestões como governadores em estados importantes como Virginia e New York respectivamente durante o pior momento do país; os atentados de 11 de setembro de 2001.

Os sete candidatos deste primeiro debate focaram em questões domesticas. O que pode ser munição para o segundo encontro da noite que envolve Donald Trump, Jeb Bush, Ben Carson, John Pasacki, Rand Paul, Ted Cruz, Marco Rubio, Scott Walker, Mike Huckabee e Chris Christie. Eles vão ter que mostrar quais são as suas propostas para o eleitorado conservador que assiste a Fox News (que transmite os eventos de hoje). Assim, vamos ter mais gente culpando Washington DC pelos males da nação americana.

PS: O Homo Causticus vai postar a analíse do segundo debate republicano durante a madrugada de quinta para sexta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s