Conversa de ex-presidente

Em um momento de crise econômica e política. A reportagem do jornal Folha de S.Paulo que afirma que o ex-presidente petista Lula pretende ter uma conversa com o ex-presidente tucano FHC para tentar acalmar os ânimos de ambos lados do espectro político. Tanto os golpistas quanto os petralhas estão perdendo o bom senso diariamente na internet com suas discussões tolas e que mais confundem do que esclarecem o futuro de um país onde a população está descrente nas palavras dos homens públicos.

A presidente Dilma tem problemas políticos-econômicos. Um eventual rebaixamento da nota de crédito da agência Fitch por causa da redução do ajuste fiscal prometido pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Isso provoca uma crise de credibilidade sem precedentes. Por mais que a base aliada é crítica aos cortes de gastos promovidos por Levy. A simples notícia de uma conversa entre Lula e FHC mostra ser uma medida sensata diante das confusões feitas por tucanos e petistas ao longo deste ano.

Tentar acalmar os ânimos exaltados de uma militância encantada com um pensamento populista tanto de esquerda quanto de direita não será fácil para Lula e FHC. Ambos já tomaram atitudes conciliatórias em momentos históricos como o impeachment de Fernando Collor e a campanha das Diretas Já. Os ex-presidentes já fizeram campanha juntos durante o regime militar. Em momentos diferentes da história recente. Fernando Henrique e Lula sempre trocaram farpas, mas tinha um bom senso.

A conversa pode acontecer no fim das férias de FHC. Tanto os amigos-comuns dos ex-presidentes iniciaram os contatos para que tal encontro seja feito. A presidente Dilma Rousseff já deu sinal verde para ouvir os conselhos de tais mandatários. Nos últimos meses, FHC tem pedindo moderação ao tucanato enquanto Lula pediu que a militância petista fosse as ruas para defender o governo. Mas o rumo tomado pelas investigações da Polícia Federal e Ministério Público tem preocupado o espectro político brasileiro.

Uma conversa entre Lula e FHC se faz necessária. Não sabemos se teremos novas denúncias que possam ser publicadas pelas revistas semanais que possam abalar a possível tentativa de dialogo que tem sido construída a muito tempo. A notícia do site da Folha onde afirma que Dilma quer conversar com a oposição para criar um cenário de governabilidade no congresso após a ruptura do presidente da câmara dos deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O encontro entre Lula e FHC se faz necessário diante da falta de sensatez que o Brasil vive.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s