25 anos sem tv com o Papa Francisco

Sempre tem gente que não desgruda da televisão. Mas existem pessoas que não assistem tv há 25 anos como o Papa Francisco. Tanto que o Newsnight (BBC) reprisou o final da edição da data quando o santo padre desligou a TV para sempre de seu cotidiano em 1990. Estava Jeremy Paxman dando o seu boa-noite e as imagens da disputa entre o presidente russo Boris Ieltsin e o líder soviético Mikhail Gorbachev. O bispo de Roma deve ter pensado com é o dia no estado comunista-ateu soviético.

O Papa não perdeu o seu tempo ligando a tv tanto na Argentina quanto no Vaticano. Quando era um simples arcebispo de Bueno Aires, Jorge Mario Bergoglio era um torcedor do San Lorenzo. Ele prefiria ver os jogos de seu time de coração no estádio Nuevo Gasometro para o seu desespero de um homem comum. Enquanto viveu na Argentina, Bergoglio teve que aturar os planos econômicos malucos defendidos por Carlos Menem e Fernando De La Rua para tirar o país do atoleiro econômico que vivia.

O santo padre não tinha tempo para ver o noticiário das emissoras de tv do grupo Clarín. Tinha que dar assistência aos desamparados pelo populismo econômico da Era Kirchner. As tarefas e milagres do Papa poderia ser investigados por um clero do vaticano afim de uma futura beatificação. Mas o bispo de Roma tinha que lidar com os pobres como lhe foi ensinado pelos padres jesuítas e ainda demonstrar uma posição firme contra o casamento gay que tanto rejeito no cargo de arcebispo de Buenos Aires.

Desde que se tornou um Papa. O pobre santo padre não assiste nem a tv Vaticano para ver a repercussão do noticiário do mundo católico. Entre uma reza e outra. Ele fica preocupado com os rumos do mundo com as mortes de cristãos no mundo árabe e usar o seu prestígio político para mediar conflitos como a normalização das relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba ou tentar um gesto de paz entre israelenses e palestinos que vivem as turras desde dos tempos de jesus cristo.

Isso explica a falta de tempo de um santo padre. Diante de um mundo tão complicado. Ele não precisa ligar a tv para ver o noticiário dos canais de notícias como a CNN, BBC, Fox News, Sky News e Al Jazeera para se manter informado do mundo fora da Santa Sé. O esforço único do bispo de Roma para compreender os fiéis e suas decisões mundanas ainda lhe justifica o seu hábito de não assistir televisão por longos 25 anos de sua vida tanto como Jorge Mario Bergoglio quanto como Papa Francisco.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s