Os desafios de Joe Hockey

Na terça-feira, a Austrália foi testemunha de mais um orçamento apresentado pelo governo conservador do primeiro-ministro Tony Abbott. O treasurer (equivalente ao ministro de fazenda) Joe Hockey apresentou o planejamento de gastos do governo para 2015. Está peça orçamentária é de fundamental importância para os conservadores do Liberal party para vencer as eleições gerais do segundo semestre de 2016. Entre as propostas está um aumento de 5.5 bilhões de dólares australianos para os pequenos negócios e além de incentivos para os pais com filhos poderem trabalhar em paz.

Hockey evitou temas impopulares como um eventual aumento de impostos e o controverso Carbon Tax (imposto sobre a emissão de gases feito por indústrias). O treasurer foi muito criticado por fazer muito cortes no orçamento do ano passado. Agora, Joe anunciou cortes na proposta orçamentária para conter o déficit fiscal, mas junto de medidas para atender o interesse da população como o pacote de ajuda aos pequenos negócios e o programas sociais para pais que tem filhos poderem trabalhar em paz.

A questão social tem um papel fundamental na economia australiana. Maior parte da população do país fica em casa para cuidar dos filhos conciliando com uma dura jornada de trabalho. Hockey foi muito astuto ao perceber este novo momento. Mas tais medidas podem cortar o financiamento de programas sociais que financiam pais que cuidam de suas crianças que são mantidos pelo governo. Não sabemos o impacto dessa proposta se não tiver uma estrutura de escolas e creches para cuidar de tais infantes.

No caso das pequenas empresas. É um alívio as propostas de Hockey. A Austrália se beneficiou muito do boom chinês com a exportação de recursos minerais como o minério de ferro. Mas os anos de gastança feitos pelo governo trabalhista causaram um rombo nas contas públicas. Se no orçamento do ano passado. O treasurer prometeu investir em pesquisa científica e inovação. Neste ano, o apoio aos micro-empresas pode ser um dos pilares da reinvenção da economia australiana.

Este orçamento é de fundamental importância para o líder conservador Tony Abbott. O chefe do partido Trabalhista, Bill Shorten vem liderando as pesquisas de intenção de voto há pouco mais de um ano e meio das eleições federais. Se a economia não estiver indo bem até o segundo semestre de 2016. Isso pode prejudicar as pretensões do partido Liberal em continuar no comando do país por mais três anos. O orçamento de 2016 é um dos grandes desafios propostos por Joe Hockey.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s