One Nation

One Nation é uma política adotada pelo partido conservador no Reino Unido nos anos 1950. Isso era uma resposta a criação do estado de bem-estar social que foi criado pelo primeiro-ministro trabalhista Clement Atlee nos anos 1940. Os trabalhistas estatizaram setores da economia em nome de uma sociedade mais justa. Isso levou o declínio do país até as reformas econômicas adotadas por Margaret Thatcher nos anos 1980 e o New Labour de Tony Blair na década de 1990 Mas o quem podemos esperar de David Cameron e Nicola Sturgeon?

Após uma vitória sem precedentes na história britânica com direito a maioria suficiente para governar sem a necessidade de uma coalizão de partidos. O conservador David Cameron inicia seu segundo mandato com um forte controle sobre os parlamentares. Está foi a sua primeira vitória como líder do partido conservador após cinco anos de um governo junto com os liberais-democratas. Ele prometeu uma nação unida e dar mais autonomia para Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte no próximo mandato.

Nicola Sturgeon pegou um partido como o SNP onde o nacionalismo escocês estava com a moral baixa desde do fim do referendo da independência em setembro do ano passado. Em um pouco espaço de tempo. Ela conseguiu revitalizar o partido e permitir uma vitória sem precedentes em terras escocesas com uma porta-voz dos desejos escoceses. A conquista de 56 dos 59 assentos do território em Westminster foi uma demonstração de força nunca antes vista em tempo recente.

Tories e SNP terão que aparar as arestas para negociar a autonomia escocesa. Ambos os partidos foram capazes de impor uma derrota humilhante para os trabalhistas e liberais-democratas. O UKIP não conseguiu eleger Nigel Farage no distrito de Thanet South. Em um espaço de uma hora seus respectivos líderes renunciaram diante de uma vitória nunca antes vista pelos conservadores. Em seu discurso na tarde de hoje, Cameron afirmou que quer unir a nação novamente e pretende fazer um referendo sobre a permanência do país na União Europeia.

O SNP vai ter que negociar sobre uma eventual saída da União Europeia além de ser a terceira força política britânica no parlamento. Os duelos com os conservadores serão duros na questão de como vão transferir poderes de Westminster para Holyrood. A questão europeia será importante com a realização do referendo em 2017. Os nacionalistas escoceses que saíram derrotados em 18 de setembro são os vitoriosos no dia 8 de maio. Mas para David Cameron, a volta do One Nation é mais importante para os tories se manterem em Downing nos próximos 5 anos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s