Ao telefone com Putin

Em um país onde o presidente goza de uma grande popularidade. É normal que o mandatário vem a tv para responder as perguntas da população. Isso acontece na Rússia onde Vladimir Putin criou uma maratona onde responde a telefonemas de pessoas comuns e suas aflições do dia a dia. Ontem, ele respondeu as questões importantes como o fim da suspensão de envio de baterias anti-aéreas para Irã. Criticou a atuação da Ucrânia na condução do cessar-fogo. Pediu que a França entregue os navios-anfíbios Mistral.

Mas que chamou a atenção da mídia internacional foi a pergunta de um fazendeiro russo chamado John. Ele vive na Rússia faz quinze anos e questionou o presidente sobre a política agrícola do país que sofre com as sanções econômicas impostas pelo Estados Unidos e União Europeia. Putin prometeu melhorar a agricultura russa como uma forma de país não passar por problemas com tais punições ocidentais. Mas como o presidente russo vai dar subsídios aos agricultores se é notório as contendas russas com potências agrícolas como o Brasil por exemplo?

A história agrícola russa sempre foi uma tragédia digna de Dostoiévski. Desde do surgimento da União Soviética em 1922. Várias repúblicas tinham que fornecer alimentos a mãe Rússia. Isso acontecia com a Ucrânia, que tinha um solo fértil e era tido como uma fazenda soviética. Mas tais terras era consideradas Bloodlands, ou seha, áreas de conflito entre Moscou e as regiões férteis por meio de reforma agrárias desastrosas devido o mau planejamento dos burocratas de Kremlin nesse quesito.

Se o Putin promete uma revolução agrícola nas estepes russas. Ele terá que fazer um bom planejamento. A retaliação russa banindo a importação de alimentos de países da União Europeia mostra quão importante é essa questão para Kremlin. John fez uma pergunta que foi um verdadeiro soco no estômago do presidente russo porque as perguntas são selecionadas por um staff. Putin faz este tipo de programa para estar próximo da população para manter os altos índices de popularidade

Não sabemos se a Rússia está preparada para uma revolução agrícola baseada em subsídios para os agricultores como John. Isto vai depender do cenário político e econômico do país nos próximos meses diante da incerteza política na guerra civil na Ucrânia. Esse é um momento onde os russos começam a tomar consciência sobre os atos de seu amado e louvado líder. Será que as questões da próxima maratona de telefonemas na televisão russa poderá trazer novos constrangimentos para Putin?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s