Bennett, Wood e Sturgeon

Essa semana, o Reino Unido leu os manifestos (programas de governo) lançado pelos partidos e hoje, viu o debate entre os líderes dos cinco partidos oposicionistas realizado pela BBC. Ed Miliband (Trabalhista), Leanne Wood (Plaid Cymru), Natalie Bennett (Verde), Nicola Sturgeon (SNP) e Nigel Farage (UKIP). Durante os 90 minutos de confronto vimos um Miliband perdido e um Farage exposto diante de uma aliança feminina entre Bennett, Wood e Sturgeon que se norteou pelo fim da austeridade da coalizão entre conservadores e liberais-democratas (cujo os líderes não participaram deste encontro).

Em um momento em que o parlamento está fragmentado. É notório a aliança entre SNP, Verdes e Plaid Cymru. Tais partidos defendem o fim da austeridade promovida pela coalizão. Além de um fortalecimento do serviço público britânico. Ed Miliband rejeita a proposta de um governo entre trabalhistas e nacionalistas escoceses. Farage ficou criticando a BBC por ter uma plateia que rejeita sua ideia onde os imigrantes e a União Europeia são os grandes males do Reino Unido que pouco se preocupa com os britânicos.

Tanto Wood quanto Sturgeon estão fortalecendo seus partidos nacionalistas para as eleições locais de 2016, onde os parlamentos galês e escocês irão escolher novos parlamentares. O SNP tem uma maioria clara e precisa manter isso para ter uma boa posição de negociar a transferência de poderes de Westminster para Holyrood. Já o Plaid Cymru defende uma dura negociação com Londres para ter autonomia em questões como impostos e programas sociais para evitar cortes de um governo trabalhista ou conservador.

Bennett prometeu em seu manifesto em fazer uma revolução política pacífica. O Partido Verde tem apenas uma parlamentar, Caroline Luccas, em Westminster. Mas está conseguindo ter uma boa performance nas pesquisas eleitorais a frente do temido UKIP, que está tropeçando em suas palavras nacionalistas e eurocéticas. A reclamação de Farage sobre a plateia da BBC tem o fato de Londres rejeita o UKIP enquanto o partido consegue uma excelente aceitação no sul da Inglaterra.

A foto onde Sturgeon, Wood e Bennett se abraçam juntas mostra que nunca três partidos estão tão unidos na formação de um novo parlamento. Se o SNP promete uma surra para os trabalhistas na Escócia e Plaid Cymru e Verdes podem tirar votos de conservadores e liberais-democratas. Isso só mostra que o Reino Unido terá mais um governo de coalizão. Mas como será está formação? Isso é um enigma nunca antes visto na história britânica onde só vai ser decifrado no dia 7 de maio de 2015.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s