O amor em meio ao caos

Irlanda do Norte, junho de 1972. As tensões estão muito elevadas desde do início do conflito entre as tropas britânicas e os paramilitares católicos. Era um cenário de pleno caos que não tinha uma solução quando Ed conheceu Betty em uma festa no tranquilo paraíso conhecido como Irlanda. Ed era um protestante enquanto Betty era uma católica. Ambos tinham coisas em comum.

Eles queriam um período de paz na Irlanda do Norte que tanto conviviam com as notícias de atentados e de retaliações do exército britânico. Desde que o secretário do Interior James Callagham decidiu enviar as tropas para a região em 1968, o Ulster vivia um conflito entre IRA e os unionistas que fugia do controle cada vez que um atentado acontecia.

Ed via seu pai defender o Ulster a pleno pulmões e criticar os católicos enquanto Betty ouvia sua mãe desejando a reunificação da Irlanda sob a égide católica que foi fundamental para a independência do país do domínio britânico em 1922. Eles eram adolescentes que apenas desejavam formar uma família mesmo com tantas diferenças entre suas religiões.

Ed e Betty ficavam se encontrando as escondidas para evitar a patrulha dos desconfiados. Quem descobriu o amor destes adolescentes foi a Miss Peebles, que sempre permitia que sua casa fosse palco destes encontros junto. Ela entendia bem o desejo do casal e tinha a noção exata de como um conflito armado poderia dilacerar as vidas de jovens como Ed e Betty.

Ao longo dos anos, Ed e Betty continuaram a se encontrar. Mas foram descobertos depois que suas familias desconfiaram de suas escapadas. Era motivo de vergonha uma jovem católica ter um namorado protestante. Eles decidiram sair de casa, mas morreram em um atentado quando estavam indo para uma estação em Londonderry. Este foi o triste fim de um amor em meio ao caos da carnificina.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s