Fenerbahçe

Uma ampla discussão toma conta da mídia turca. O desejo do Fenerbahçe de suspender a liga nacional pelo fato de seu ônibus ter sido alvejado por um atirador na estrada que conecta Riza e Trazbon com o noroeste da Turquia. O clube de futebol já foi suspenso da liga por manipular resultados anos atrás. A situação é muito delicada para o futebol turco onde as torcidas são apaixonadas ao extremo por seus times e não admitem derrotas humilhantes. Este é o estopim de uma nova discussão.

A suspensão de um campeonato nacional após um atentado contra um time mostra-se acertado. Isso ocorreu em muitos países europeus. Isto não seria diferente na Turquia. O Fenerbahçe era o time predileto de Mustafa Kemal, o Ataturk, o fundador da Turquia moderna. Mas suspender um campeonato exigiria dobrar os interesses comerciais e políticos. Não sabemos as reações do governo representado pelo primeiro-ministro Ahmet Davutoglu ou na figura do presidente Recep Tayyip Erdogan.

O futebol virou um campo das brigas ideológicas reprisadas do mundo político desde da ascensão do AKP em 2002. Não sabemos o motivo de um atirador decidiu atacar um ônibus onde estava os jogadores de um time que só se preocupa em vencer a liga nacional. Isso vai despertar a reação de UEFA caso a decisão dos clubes turcos de suspender ou não o campeonato nacional dada a falta de segurança dos jogadores, dirigentes, funcionários e técnicos de futebol estiver sob forte ameaça.

Os torcedores querem ver seus ídolos jogando em estádios modernos por todo o país. Mas como se faz isso com um atentado contra o futebol. Apenas o motorista do ônibus teve ferimentos leves e nenhum jogador foi ferido durante o ataque. Mas o medo se faz presente em um país onde o autoritarismo se faz presente com os jornais fazendo autocensura para não irritar o governo. A decisão de suspender o campeonato deve ser tomada de maneira corajosa pelos dirigentes.

A questão da segurança se faz presente quando não se tem uma escolta policial na hora do ataque. Os jornais estrangeiros devem dar um amplo destaque a esse fato para uma discussão sobre o futuro de futebol turco tanto no nivel nacional quanto nas competições europeias. O pedido de Fenerbahçe de pedir a suspensão se mostra muito corajosa. Mas será que a torcida e os dirigentes estão preparados para isso. Só saberemos disso quando a liga turca tomar uma decisão sobre o caso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s