Sturgeon dobrou Miliband e Cameron

Hoje, o Reino Unido assistiu o único debate entre os sete líderes partidários. Nicola Sturgeon (SNP), David Cameron (Conservadores), Ed Miliband (Trabalhistas), Leanne Wood (Plaid Cymru), Nick Clegg (Liberais-Democratas), Nigel Farage (UKIP) e Natalie Bennett (Verdes) mostraram uma faceta colorida em um encontro onde as questões que preocupam os britânicos foram discutidas de forma honesta e sem ter a ordem imposta por regras chatas como réplica e tréplica que são comuns nos debates brasileiros.

Quando se imaginava em um confronto entre Miliband e Cameron. Viu a surpreendente performance de Leanne Wood que expôs as contradições de Farage e Miliband. O líder do UKIP foi duramente criticado na twitteresfera por combater o turismo social (quando pacientes estrangeiros procuram a assistência do sistema público de saúde britânico, o NHS.) principalmente por pessoas portadoras do vírus HIV. Já Miliband não respondeu a pergunta sobre os problemas do governo trabalhista no país de Gales, casa do Plaid Cymru.

A postura ofensiva de Nick Clegg sobre seu parceiro de coalizão David Cameron se mostrou interessante. É como se Clegg desabafasse diante do público sobre seu fracasso nos cinco anos de governo principalmente em questões como a imigração e o referendo sobre a permanência do país na União Europeia. Ele retrucou Farage ao afirmar que ambos são casados com mulheres estrangeiras (clegg tem uma esposa espanhola enquanto o eurodeputado tem uma companheira alemã) sobre a questão da imigração.

As participações de Bennett. Wood e Sturgeon foram importantes para quebrar o oligopólio da atenção do quarteto Clegg-Farage-Cameron-Miliband. Elas criticarem a austeridade de forma veemente e propor soluções para problemas como saúde, educação e emprego mostra que o caminho de hung parliament (quando nenhum partido tem maioria suficiente para governar sozinho) está a vista em meio da falta de credibilidade que os homens de Westminster tem em apenas em defender a redução da dívida pública e do deficit fiscal.

As pesquisas sobre a percepção de quem venceu o debate se mostraram confusas. Duas apontaram um empate entre o trio Miliband-Cameron-Farage. Mas o YouGov mostrou uma surpresa com a vitória de Nicola Sturgeon. A first-minister escocesa mostrou que pode ser uma figura importante em um mundo dominado pelo bipartidarismo trabalhista-conservador. O SNP pode definir se Miliband ou Cameron podem ser o primeiro-ministro em um futuro governo de coalizão. A vitória de Sturgeon foi decisiva para definir o futuro do próximo ocupante do Nº10 da Downing Street.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s