Cook e Nadella

Nos anos 1990, A Apple vivia uma crise sem precedentes enquanto a Microsoft gozava do prestígio de dominar o mercado de softwares. Mas o mundo dá voltas que o caro leitor não acredita. Enquanto a Microsoft perdia mercado, a Apple se reinventou com a criação do Imac, Iphone e do Ipad. As companhias de tecnologia americanas estavam enfrentando fases tão distintas. Mas a empresa do bilionário Bill Gates conseguiu se reinventar com a chegada de um novo executivo, o indiano Satya Nadella enquanto a Apple vive os louros do lucros na condução de Tim Cook.

Se o mercado de tecnologia é ávido por mudanças e revoluções. Apple e Microsoft estão preparadas para lidar com este ecossistema em constante mutação. Desde que Nadella assumiu a Microsoft. Ele demitiu 18 mil pessoas e foi capaz de mudar o perfil da empresa de uma gigante no mercado de softwares para uma companhia competitiva em várias áreas como os smartphones e tablets com a reformulação do Lumia e a criação do Surface, concorrente direto do Apple Macbook Air. Outro ponto foi melhorar o console de games Xbox One.

Tim Cook pode ter preocupações pela frente. Por enquanto, ele comemora os louros das vendas do Iphone em mercados emergentes como Brasil e China. A Apple tem se tornado mais competitiva e ainda por cima parou de brigar nos tribunais com a concorrente sul-coreana Samsung. O lançamento do Iphone 6 plus criou um novo nicho de mercado, o phablet, como o Samsung Galaxy Note. O misto de smartphone e tablet pode ser o futuro da companhia americana nos próximos anos.

Neste momento, Nadella e Cook são a primeira geração de executivos que sucederam lendas como Bill Gates (fundador da Microsoft) e Steve Jobs (fundador da Apple). Eles tem um longo desafio de manter tais companhias no rumo certo e não perderam para concorrentes como a Samsung e a surpresa chinesa Xiaomi. O principal desafio é ter boas vendas na China, onde a Xiaomi lidera o mercado de forma impressionante e ainda por cima com uma vantagem descomunal para a Apple.

Cook e Nadella lideram companhias de tecnologia que estão se reinventando. A Apple consegue ser uma empresa que empolga os consumidores com novidades nunca antes vistas enquanto a Microsoft está recuperando o terreno após anos de defasagem. Se os novos executivos-chefe conseguiram dar uma guinada no curto prazo, podem fazer mudanças no médio e longo prazo. Este será um longo trabalho pela frente que Apple e Microsoft terão que fazer sob o comando de Tim Cook e Satya Nadella.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s