O eterno Churchill

24 de janeiro de 1965, eu estava em minha casa enfrentando o tenebroso inverno britânico quando ouço a BBC afirmando que o ex-primeiro ministro britânico Winston Churchill morreu aos 90 anos. Era o fim de um tempo onde o império britânico se estendia por todo o globo e tinha aquele senhor de cabelos ralos o símbolo desta época onde o país era uma potência colonial nunca antes vista na história humana.

Sr. Peebles, meu vizinho sempre lembrava das histórias de coragem de Churchill que eram contadas nos jornais como o Daily Telegraph como a vez que escapou de uma prisão sul-africana durante a guerra dos boers em 1902. Para aquele senhor, Winston representava um Reino Unido que sempre foi imaginado pelo povo como uma nação guerreira e a sua população tinha o orgulho de defender aqueles ideiais em seu consciente coletivo.

Já para a sra.Moneypenny, Churchill teve grandes fracassos como a batalha de Gallipoli na primeira-guerra mundial quando tentou conquistar Istambul com 35 mil soldados. Além da trágica experiência tanto como primeiro-lorde do almirantado quanto no cargo de Chancellor of the Exchequer nos anos 1920. A desconfiança por trocar de partido várias vezes fazia a sra. Moneypenny desconfiar de Winston.

Mas quando a segunda guerra mundial começou diante da fraqueza do primeiro-ministro Neville Chamberlain. Churchill emergiu como o homem certo para defender o país diante da ameaça nazista. Suas palavras ditas em discursos eram um alívio diante da incerteza. Ao dizer que nunca se renderia. Mostrou toda sua qualidade como um orador e um ser humano capaz de defender seus ideais de maneira única.

Quando vimos a cerimônia de estado a um primeiro-ministro como Churchill. O Reino Unido parou diante das televisões em preto e branco. Era como se fosse a despedida de um mito. Todos viam aquele senhor que sempre tinha um charuto na mão e com suas palavras certeiras e corretas como o herói que já batia em retirada para dar caminho ao país que tanto defendeu com sangue, suor, trabalho e lágrimas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s