Stuart Scott e a arte de ensinar o outro.

Domingo passado, a ESPN americana anunciou a morte de um de seus apresentadores, Stuart Scott, que morreu devido uma batalha de 7 anos contra um câncer. Ele tinha 49 anos. Mas o legado que este ser deixou para humanidade é falar dos esportes de forma clara, apaixonada e simples. Stuart conquistou fãs entre esportistas, políticos, celebridades e afins pelo seu jeito inteligente de noticiar o esporte. O presidente Barack Obama e o astro da NBA, Lebron James lembraram o legado de Scott.

Mas pensando nisso, lembrei de um grande cara que entende de hockey como poucos. Junior é um ser que é uma enciclopédia hockeyiana. Já foi citado no Homo Causticus em uma crônica sobre o jogo de Hockey entre Estados Unidos e Rússia nos jogos olímpicos de inverno em Sochi no ano passado. Quando quis entender o esporte em si, Junior ficou me explicando as regras do jogo durante 50 minutos e mostrando com sua paciência nunca antes vista no hemisfério ocidental de como um simples disco como o puck pode movimentar uma partida interessante.

Este que vos escreve também já passou por essa fase. No domingo passado, eu ajudei a minha amiga Ana a entender o futebol americano quando vimos juntos o jogo entre Detroit Lions e Dallas Cowboys. A partida foi uma terapia para nós dois. Fomos capazes de trocar ideias e tirar dúvidas sobre uma partida tão tensa quão espetacular. Ana gostou tanto do esporte que combinamos em ver as quatro pelejas do divisional round da NFL para que ela possa entender melhor o futebol americano.

O ato de ensinar o outro sobre as regras do jogo é para poucos. Precisa ter paciência, humildade e bom senso. Stuart Scott deixou um legado ao aproximar as pessoas dos esportes e fomentar o sonho de jovens que queriam ser citados pela fala engraçada e simples que Scott fazia nas transmissões da ESPN. Isso mostrou que qualquer pessoa determinada e esforçada pode conseguir conquistar o público com o seu jeito de ser como Stuart Scott fez ao longo de 20 anos de carreira na ESPN.

Scott se foi com uma missão cumprida. A tarefa de cobrir os jogos da NFL, NBA, NHL e MLB de forma brilhante e ser capaz de mostrar o esporte de maneira inovadora e simples. Neste mundo onde temos pessoas que se gabam por entender um assunto, mas tem a incapacidade de explicar um fato em um modo onde todos entendam as suas palavras como este que vos fala e o grande Junior fizemos. Temos que lembrar com carinho  que tudo começou com um ser chamado Stuart Scott.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s