Read About It

Em 1982, o Midnight Oil lançou o álbum 10,9,7,8,6,5,4,3,2,1; que fazia uma crítica ao momento que o mundo vivia com uma corrida armamentista entre americanos e soviéticos. Mas uma música me chamou a atenção. A canção se chama Read About It. Apesar dos mais de 30 anos de lançamento deste disco. Read About It continua muito atual em um momento onde o planeta se pergunta qual rumo deveria ser tomado ou se devemos confiar nos jornais, revistas, sites, programas de rádio e televisão.

A informação é uma commoditie de utilidade pública. A imprensa tem o dever de informar a população sobre os fatos que acontecem ao redor do globo. Um dos grandes problemas em uma era digital que nós vivemos é ter a certeza de que alguma especulação possa ser uma notícia verdadeira. Os blogs precisam melhorar a sua estrutura para publicar uma nota correta, mas a velocidade dos fatos ocorridos em um curto espaço de tempo precisam de uma ampla investigação antes de ser tornar algo de domínio público.

Mas a apuração dos jornalistas mal-preparados pelas faculdades de jornalismo ou pessoas que se julgam periodistas é feita de forma errada e sem consultar as fontes. Poucos profissionais possuem cultura ou discernimento para ter uma análise franca sobre o material que recebe antes de apurar, checar e publicar. O leitor, internauta, telespectador e o ouvinte ficam perdidos quando uma informação é desmentida pelo próprio órgão de imprensa que divulgou a mesma horas antes.

Isso exige uma ampla revisão sobre o modo que a informação deve circular de maneira correta. Isso pode afetar a vida de uma pessoa simples ou de um investidor que tem ações na bolsa de valores. Ambos precisam de informações para uma tomada de decisão que precisa ser feita de forma correta e sem arrependimentos. Mas como os meios de comunicação e os blogs devem fazer este trabalho de vital importância para uma humanidade que necessita de informação de maneira constante?

O clipe de Read About It mostra uma sociedade andando de forma rápida enquanto o mundo vive seus problemas existenciais. Mas invés de ver o grito desesperado do vocalista Peter Garrett ao final da música. Devemos sentar em uma mesa onde fica o seu computador e preparar um texto claro e conciso para tranquilizar este planeta que vive entre a liberdade e a censura. O dever daquele que almeja trabalhar no mundo da notícia e do conhecimento é informar de forma clara que está acontecendo para que seus semelhantes entendam e se conscientizam sobre o papel da humanidade neste momento.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s