Nguyen Quang Lap

Quando pensamos no Vietnã, vem em mente a carnificina da guerra entre o país asiático e o Estados Unidos nos anos 1965 até 1975. Mas o Vietnã é um dos países mais prósperos na Ásia como uma economia que cresce mais de dois dígitos desde do início das reformas econômicas adotadas pelo partido comunista para evitar a queda do comunismo no país. A liberdade de expressão é algo raro e valioso. Tanto que blogueiros são presos pelo regime de Hanói desde de 2010 por fazer críticas ao governo.

Este é o caso do renomado escritor Nguyen Quang Lap. Premiado por suas obras pelo ministério da cultura do país comunista. Nguyen foi preso neste sábado por permitir que seu blog fizesse críticas a Hanói. Os textos criticavam a falta de discussão no Vietnã. As polêmicas é algo em extinção pelos comunistas. Desde 2010, 34 blogueiros estão presos por ter feitos artigos contrários ao pensamento único e vigente do país onde falar mal dos Estados Unidos é uma virtude de estado.

Nguyen Quang Lap é um renomado escritor que permitia que seu blog fosse uma plataforma de discussão sobre a vida política do país. Ele toma o mesmo rumo do provocador artista plástico chinês Ai Weiwei, que criou um diário virtual para dar voz a população revoltada com o descaso do governo comunista de Pequim. Isto lhe causou uma prisão por evasão fiscal e a proibição de sair da China. Tais artistas mostra que suas consciências não foram corrompidas por ideologias e favores controversos feito por autoridades.

Enquanto vemos artistas brasileiros fazendo suas louvações a um regime comunista como Cuba, tomando posições estúpidas, processando jornalistas exigindo uma alta indenização por escrever algo que não lhe agrada, políticos com liminares judiciais onde os meios de comunicação não podem citar seus nomes. A luta Nguyen de ter um Vietnã com uma maior liberdade de expressão não terá repercussão neste país continental chamado Brasil que nunca olha por cima do muro do mundo.

Os parentes de Nguyen vão precisar de ajuda internacional para a sua libertação. Serviços internacionais como da britânica BBC e este humilde blog deste que vos fala são de suma importância para que este caso não seja esquecido e que o Vietnã possa libertar os 34 blogueiros. Isso é sinal onde a crítica e a polêmica são necessárias para ter um ciclo de desenvolvimento intelectual. Um país comunista onde a economia capitalista pulsa tão forte não vai querer que um simples escritor faça estragos só porque fala o que pensa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s