Rochester

Na madrugada de hoje, o Reino Unido foi testemunha de mais uma conquista do partido nacionalista UKIP. O desertor conservador Mark Reckless conseguiu ser reeleito para o distrito de Rochester. A vitória do UKIP mostra um claro pedido dos britânicos que não se importam com as rusgas entre Londres e Bruxelas defendidas pelo primeiro-ministro David Cameron ou a defesa do NHS (o sistema de saúde britânico) feita pelo líder trabalhista Ed Miliband.

 

O controverso tweet Fonte: BBC News
O controverso tweet Fonte: BBC News

O caso do tweet feita pela Shadow Attorney General  Emily Thornberry foi um soco no estomago do trabalhistas. Miliband não consegue fortalecer o partido em meio a gafes protagonizadas por ele mesmo e membros de seu Shadow Cabinet. Isso mostra uma relação distante entre a entidade e os britânicos que se agravou nos últimos anos por causa da crise financeira de 2008.

Já  Cameron está determinado a vingar as deserções de Reckless e de Douglas Carswell com a conquista dos distritos de Rochester (Reckless) e Clacton (Carswell). Isso expõe uma grave crise de autoridade entre os Tories. Tanto que o Chief Whip Michael Gove afirmou que era 100% de certeza que não haverá nenhum MP conservador irá desertar para o UKIP. Isso há menos de 6 meses das eleições gerais.

Em um momento onde o populismo de Nigel Farage prospera em meio da descrença da população em políticos como Ed Miliband, David Cameron e o líder dos liberais-democratas e vice-premiê Nick Clegg. A economia cresce de forma fraca, mas o sentimento de distância e abandono reforça o apelo de Farage com o seu sorriso amarelo e sempre pronto para conversar com a população em um pub.

Mark Reckless pode ser um símbolo da ascensão do UKIP. Mas especialistas acham uma incógnita o desempenho do partido nas eleições gerais de maio de 2015. Isto pode produzir um outro hung parliament, onde os partidos não tem uma maioria para governar ou terá que negociar a formação de uma coalizão como o governo  Tory-LibDem . Esperemos os resultados das urnas daqui há seis meses.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s