O sériopata do Planalto

O Palácio do Planalto foi inaugurado em 1960. Mas tinha um funcionário destemido e que permaneceu no trabalho até o fim do seus dias. Seu nome é Aristides. Ele era um fiel escudeiro desconhecido de vários presidentes. Dos democratas ao autoritários. Dos sensatos ou populistas. Ele ficava preparado para atender as demandas do mandatário da nação a qualquer dia e horário para agradar o chefe.

Aristides era um funcionário de carreira. Ele não aguentava o calor do Rio de Janeiro e não suportava os delírios intelectuais da nação. Sempre tinha um pragmatismo para lhe acompanhar ao longo de sua vida de empregado público. Sua função de eterno assessor sem filiação política era estranhada por seus colegas por que ele queria permanecer no olho do furacão enquanto outros querem apenas a vida de marajá do cargo que ocupam.

Desde da fundação de Brasília, ele viveu vários momentos no Planalto passando por golpes militares, planos econômicos estúpidos e um populismo estúpido. Aristides era um funcionário exemplar que acreditava piamente nas falas de todos os presidentes que passaram em sua vasta carreira como funcionário público encarregado de cuidar dos fazeres do palácio presidencial sem causar incomodo nos ocupantes.

Esse trabalho era de suma importância para a vida do país. Ele estava atento aos fatos e sempre perseguiu a perfeição de um funcionário que sempre teve metas para cumprir. Ele deu conselhos ao presidente Jânio, mas não foi ouvido. Quando houve o pacote de Abril de 1977, ele pediu a presidente Geisel para moderar no autoritarismo. Mas foi aconselhado pelo general Golbery a não interferir nisso.

A vida deste mero funcionário público que dedicou a sua vida ao bem-estar presidencial sempre teve momentos engraçados e trágicos. Mas Aristides dedicou a sua carreira no palácio do Planalto com as suas dúvidas cruéis. Mas quando havia um novo presidente na posse. O predecessor sempre pedia para que o sucessor ouvisse as opiniões de Aristides para desencargo de consciência em um país que não é para principiantes como o Brasil.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s